Movimento 'Porto Alegre+' declara apoio à revisão do Projeto Diretor Urbano Sustentável da cidade
Em antecipação à audiência que ocorrerá neste sábado, projeto divulga nota pública prestando total apoio

O movimento 'Porto Alegre+' declarou apoio total à revisão do Projeto Diretor Urbano Sustentável da capital, desenvolvido e conduzido pela Prefeitura Municipal desde 2019. O movimento foi lançado em 2023 e abrange mais de 59 entidades representativas do comércio e varejo, indústria, serviços, educação, saúde, turismo, arquitetura, urbanismo e empreendedorismo de Porto Alegre.
A revisão do Projeto Diretor tem como principal objetivo adaptar a cidade aos impactos e mudanças climáticas, tendo em vista a prevenção de tragédias como a enchente de 2024. Além disso, a revisão também busca tomar providências quanto à adequação da cidade para a inclusão social, a necessidade da valorização urbana, da sustentabilidade e da expansão de oportunidades para todas as regiões da capital.
Segundo a nota pública emitida pelo movimento 'Porto Alegre+', "O novo plano tem legitimidade técnica e respaldo social e representa um marco necessário e urgente para preparar a cidade para os desafios da próxima década". A proposta de revisão ainda enfatiza as vulnerabilidades territoriais e pretende trabalhar em favor da natureza a partir de novas estruturas urbanas a fim de tornar a cidade mais resiliente, tendo em vista um futuro mais seguro para a população de Porto Alegre. A proposta foi construída a partir de dados e estudos técnicos, além de referências nacionais e internacionais.