Pizzaiolo Peterson Secco é o primeiro brasileiro a ganhar prêmio inédito de 'Pizza On The Road'

Profissional pega estrada com um forno à lenha móvel e prepara iguaria napoletana em diferentes locais

Peterson Secco ganha o prêmio 'Pizza On The Road' - Crédito: Reprodução

Com um novo projeto, o pizzaiolo Peterson Secco decidiu pegar a estrada para conhecer diferentes culturas e levar o sabor da pizza napoletana para outros lugares, por meio de um forno à lenha móvel, onde prepara a iguaria. A ideia foi reconhecida e o profissional recebeu o prêmio 'Pizza On The Road' - Pizza na Estrada, em tradução - sendo o primeiro latino-americano a ter a conquista. A premiação ocorreu na International Pizza Expo, em Las Vegas, mesmo local onde disputou o Campeonato Mundial, em que ficou entre os 10 melhores do mundo.

Emocionado, o empresário comemora a certificação recebida em Las Vegas, dizendo que a conquista é muito importante pelo fato de valorizar e concretizar um novo método de produção aplicado ."Receber a premiação em Las Vegas, das mãos dos italianos, dá um gostinho ainda mais especial", revela. Também na cidade, ele ficou em oitavo lugar na categoria Napoletana da Pizza Expo. "Estar tão próximo tecnicamente dos competidores e melhores pizzaiolos do mundo mostra o nível da competição, e essa colocação, para mim, tem gosto de primeiro lugar", comenta.

O empresário é dono da Abbiamo e da Donnadina, localizadas Canela, na Serra Gaúcha. Ambos os estabelecimentos estão entre as 28 pizzarias napoletanas do Brasil certificadas pela Associazione Verace Pizza Napoletana (AVPN), entidade que regula e cuida do patrimônio reconhecido pela Unesco, conhecida como a 'arte dos pizzaiolos napoletanos'. A história de Peterson surge aos 18 anos, quando pediu dinheiro emprestado para a avó, com a intenção de estudar. Hoje, já são mais de 30 cursos realizados nas mais diversas áreas da pizza no mundo. Atualmente, comanda cinco restaurantes e um delivery no Rio Grande do Sul.

Comentários