ARI Serra Gaúcha completa 20 anos de união e defesa da categoria

Em entrevista ao Coletiva.net, presidente Vania Marta Espeiorin fala sobre comemoração e o trabalho da entidade pelo reconhecimento do jornalista

Vania Marta Espeiorin (E) e Juliana Bevilaqua (D), presidente e vice-presidente da ARI Serra Gaúcha - Andreia Fontana

Fundada em 28 de maio de 2003 pela jornalista Juçara Tonet Dini, com o apoio de 17 comunicadores, a Associação Riograndense de Imprensa - Seccional Serra Gaúcha (ARI Serra Gaúcha) completou 20 anos no domingo, 28. Em alusão à data, o Coletiva.net conversou com a presidente Vania Marta Espeiorin para uma entrevista que rendeu dois conteúdos. Nesta primeira matéria, a gestora falou sobre as celebrações e ações da entidade pela união da categoria, a luta por uma Comunicação que valorize o conhecimento e o reconhecimento dos profissionais do setor. 

Além de Juçara, participaram da fundação: Antonio Carlos Correa, Arminda Bertuzzi, Charles Tonet, Dhynarte de Borba e Albuquerque, Guilherme Arruda, Luis Fernando Zanini (in memoriam) e Mara Suzana Santini. Marlei Teresinha Ferreira, Marta Sfreddo, Milton Siles Simas Jr., Moacir Pedro Molon, Rosmeri T. Brogliato,  Paulo José Ruffato, Paulo Renato Marques Cancian (in memoriam), Paulo Roberto Rodrigues, Vera Mari Damian e Xênia Chemello também integraram o grupo inicial. Atualmente, na diretoria, além de Vania, a associação também tem a vice-presidente Juliana Bevilaqua e mais 42 integrantes (contando o Conselho Superior).

De acordo com Vania, as comemorações às duas décadas começaram em 21 de novembro de 2022, com a regionalização da cerimônia do 'Troféu ARI Serra Gaúcha', realizada em Bento Gonçalves. Pela primeira vez, a distinção foi entregue fora de Caxias do Sul. Outra celebração foi o recebimento do título de Cidadã Emérita para a fundadora, concedido pela Câmara Municipal. Ainda no primeiro semestre, em 28 de junho, às 19h, a entidade receberá o 'Prêmio Caxias do Sul'. A honraria será entregue no plenário do poder legislativo caxiense (Rua Alfredo Chaves, 1323 - bairro Exposição). 

União da categoria

Entre os feitos dessas duas décadas, a presidente ressaltou a união da categoria e a luta por uma Comunicação que valorize o conhecimento com respeito e sensibilidade em relação às pessoas, "que se sustenta nas demandas sociais e ajuda a melhorar a vida da sociedade". O esforço para reconhecer os profissionais do segmento por meio do 'Troféu ARI Serra Gaúcha', entregue anualmente, é outro destaque da atuação. 

A adesão voluntária dos profissionais ao movimento e a participação em debates relativos a pautas relacionadas, como meio ambiente e turismo, e a presença em conselhos municipais, como o do Desporto, também são atividades executadas pela associação, assim como o 'ARI Serra na Comunidade'. O projeto foi iniciado em 2022, com ações voluntárias em entidades beneficentes. 

Comentários