Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes começa nesta quinta-feira

Terceira edição do evento acontecerá de forma presencial em Bento Gonçalves até a sexta-feira

Encontro acontece em Bento Gonçalves - Divulgação

Nesta quinta-feira, 13, começa, em Bento Gonçalves, a terceira edição do Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes. Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) e pela Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, o encontro acontecerá, de forma presencial, no Anfiteatro Ivo Antônio Da Rold, na Fundação Casa das Artes (Rua Herny Hugo Dreher, 127 - bairro Planalto). As inscrições são gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades e podem ser feitas por este link.

O intuito do encontro é debater ferramentas e soluções que melhorem a eficiência dos serviços públicos prestados à população do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, a programação traz soluções práticas, casos de sucesso nas prefeituras e políticas públicas que possam contribuir com o planejamento municipal. Para o executivo, o momento é desafiador, "mas apresenta diversas possibilidades para geração de emprego, renda e eficiência dos serviços prestados por meio da transformação digital da máquina pública, melhorando a qualidade de vida das pessoas".   

Uma das palestras será da diretora do departamento de Difusão da Transformação Digital no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Loyane Tavares. A profissional falará sobre a Transformação Digital de Governo e a Rede GOV.BR - ambiente que disponibiliza apoio técnico e promove a troca de informações entre os municípios. O espaço possui soluções como login único autenticador e prova de vida digital.

Premiações

Durante o Congresso, a Rede Cidade Digital também entregará o título de 'Prefeito Inovador 2023'. Entre os fatores utilizados para a seleção, está a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, no intuito de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. A distinção 'Projeto Inovador' também será realizada durante o evento. A premiação reconhece as iniciativas tecnológicas em andamento. 

Ainda, nestes dois dias, as prefeituras poderão visitar uma feira tecnológica formada por inovações realizadas por 12 empresas. São elas: 1Doc, Abase Sistemas, Aprova Digital, Betha Sistemas e DueLabs. Trabalhos da Evolution Tecnologia Funerária, Igtech, Inovadora Sistemas, Póstero, Softplan, VoxCity e WeSend também serão exibidos.

Comentários