Gramado passa a ser Capital Nacional do Cinema

O Festival de Gramado é considerado um dos eventos mais prestigiados que valoriza a cultura do cinema

Kikito em Gramado, o prêmio máximo do cinema no país - Crédito: Divulgação/Cleiton Thiele/Agência Pressphoto

Foi aprovada pela Câmara dos Deputados a proposição que torna Gramado a Capital Nacional do Cinema, em decorrência da relevância do município para a Sétima Arte Brasileira. O protagonismo gramadense com as produções cinematográficas começou em 1973 com a primeira edição do Festival Internacional de Cinema de Gramado.

A proposição foi aprovada na última quarta-feira, 13, pela Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei 5030/2023 é de autoria do deputado federal Afonso Hamm (Progressistas)  e concede ao município o título de Capital Nacional do Cinema. O texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e o relator da proposta, deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), apresentou um parecer favorável à medida. 

Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, destaca a felicidade e que a concessão acontece na semana em que a cidade completa os seus 69 anos. "Estamos muito contentes em anunciar que passamos a ser a Capital Nacional do Cinema. Para nós, é motivo de muito orgulho, e dá início às celebrações para as sete décadas do nosso município, em 2024", afirma. Nestor Tissot (Progressistas) , prefeito de Gramado, agradece o deputado Hamm pela dedicação e pela autoria do Projeto de Lei que valoriza a cultura cinematográfica. "Esse título reconhece a importância dos eventos culturais como propulsor da economia e turismo da nossa cidade", complementa.

O 52º Festival de Cinema de Gramado está previsto para ocorrer entre os dias 9 e 17 de agosto de 2024 e o evento já contém o título de Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul desde 2006. Desde 2022, 'Kikito' se tornou Patrimônio Cultural de Gramado, sendo um dos símbolos da cultura nacional e reconhecidamente o prêmio máximo do Cinema no País.

Comentários