Nailê Santos: Com entusiasmo e profissionalismo

Workaholic assumida, ela tem um jeito de ser que explicita suas características: uma mulher de negócios, cujo dinamismo e dedicação profissional despertam admiração. Segredo &

Workaholic assumida, ela tem um jeito de ser que explicita suas características: uma mulher de negócios, cujo dinamismo e dedicação profissional despertam admiração. Segredo para isso? Ama o que faz e sente-se plenamente realizada com sua profissão. Não é por acaso, que a porto-alegrense Nailê Santos, aos 36 anos, faz jus ao invejado cargo de gerente de marketing do Shopping Iguatemi. Com uma elegância admirável, ela é o espelho da mulher moderna, bem sucedida tanto nas tarefas pessoais quanto profissionais. O perfeccionismo e a exigência de si mesmo são traços fortes e marcantes em sua personalidade. Talvez isso seja a explicação de como a jovem publicitária tenha alcançado tão cedo o sucesso profissional. Formada em Publicidade e Propaganda pela Famecos, Nailê entrou para o mundo da propaganda no último ano de faculdade, em 1988. A influência veio desde cedo, quando já fazia propaganda, só que como personagem da criação e não propriamente como criadora. Ela trabalhou como modelo dos 15 aos 20 anos, figurando em diversas propagandas e comerciais de empresas gaúchas e paulistas. A vida tumultuada de modelo fez com que cogitasse a possibilidade de transferir sua faculdade para São Paulo, uma vez que passava grande parte do tempo gravando comerciais lá. Mas continuou aqui, onde concluiu seus estudos. Nailê nem imaginava que esta decisão traria bons resultados no futuro. Ainda na universidade, a professora e publicitária Lúcia Bastos lançou um desafio: o aluno que monitorasse um dos projetos experimentais do curso, ganharia em troca um estágio na agência Norton. Nailê foi a escolhida, ingressou na agência no mesmo ano, e ali ficou durante quase 10 anos. Iniciou sua trajetória na Norton como estagiária de atendimento, logo foi assistente de atendimento, depois passou a ser executiva de contas, supervisora de atendimento, e até chegar a diretora de atendimento da Norton, que na época já pertencia ao Grupo Publicis. "Foram anos maravilhosos, um período riquíssimo e de muito aprendizado, sem falar nas oportunidades que tive de participar do desenvolvimento de diversos trabalhos especiais", lembra Nailê. Lúcia Bastos não só abriu as portas para sua carreira profissional, como também, além de professora e colega de Norton, tornou-se sua guru e amiga. "Na Norton, aprendi muito com o Evandro Piccino, vice-presidente de planejamento na época. Até hoje em alguns momentos de decisões estratégicas aqui no Shopping , lembro dos ensinamentos do Evandro", salienta. Outro profissional marcante em sua atuação na agência foi Geraldo Alonso, presidente da Norton e que, conforme ela, dispensa maiores apresentações. " Além de ser um superprofissional, ele é uma pessoa maravilhosa, sensível, de um coração enorme", conta.
Do outro lado do balcão
Em 1998, depois de recusar inúmeros convites e propostas de trabalho em outras agências do mercado, Nailê resolveu participar de um processo de seleção para a área de marketing do Shopping Iguatemi. "Nunca imaginava que iria atuar "do outro lado", porém foi a melhor coisa que podia me acontecer", diz ela. Conquistou o cargo de gerente de marketing do shopping, onde este ano completa cinco anos de atuação. Há 15 anos é casada com o médico Carlos Augusto Scalom dos Santos, com quem tem um filho, Pedro, de 9 anos. A agitação de sua rotina inicia cedo: de manhã sempre que pode, ela corre juntamente com Carlos ou pratica exercícios físicos com seu personal trainer. "Meu marido é um corredor e comecei a correr junto com ele. Hoje adoro fazer corridas", diz. Entre o sobe e desce das escadas rolantes do Iguatemi, Nailê divide-se em atender os clientes, realizar reuniões administrativas, supervisionar as ações internas e a área de marketing do shopping center. Embora a agitação do seu dia-a-dia tome grande parte do tempo, a publicitária ainda arruma um tempinho para almoçar em casa com a família, já que mora próximo do trabalho. Também faz questão de levar Pedro à escola, outro momento que aproveita para "babar em volta dele". À noite, revela que adora ficar em casa. "Às vezes saio daqui muito tarde, então, quando chego em casa quero aproveitar ao máximo esse tempo que tenho com Carlos e Pedro". Nos fins de semana, os programas são variados: curte um cineminha, passeia por outros shoppings - até para dar uma olhada nas ações que estão sendo desenvolvidas por eles -, reúne amigos para jantares e realiza viagens com a família, atividade que não é muito freqüente no lazer de Nailê, pois como ela mesmo destaca : "Não consigo me desligar totalmente do Iguatemi, até nos fins de semana eu venho com minha família para passearmos, já aproveitando para conferir os eventos promovidos".
O entusiasmo contagiante
Como preferências na leitura, Nailê diz que costuma ler muitas obras específicas da área de marketing. Quando não lê livros sobre negócios ou revistas da área, confessa que é fã da cronista Martha Medeiros e da escritora Lya Luft. No momento, está lendo (e rindo bastante) o último livro de Cláudia Tajes, "Vida Dura". "Li e adoro todos os livros dela. Acho uma leitura leve, bem humorada, divertida para quando simplesmente se quer relaxar", ressalta. Como recomendação de leitura para profissionais de marketing e propaganda , Nailê indica o livro "Público alvo: mulher", de autoria de Faith Popcorn. " Esse livro eu sempre que posso recomendo, por achar muito legal para os profissionais da área". Por gostar muito de assuntos ligados ao comportamento humano, Nailê revela que se não fosse publicitária, seria psicóloga. "Gosto de estudar o comportamento e atitudes das pessoas". Para se entender melhor e também buscar desenvolver suas qualidades, Nailê fez análise durante algum tempo. Afirma que, além de superar muitos obstáculos em sua vida, graças à terapia conseguiu controlar suas limitações. "Foi muito bom fazer a análise tanto para meu crescimento pessoal quanto profissional", comenta. Nailê destaca que conciliar o trabalho com a qualidade de vida é a combinação fundamental para o alcance da felicidade. "Conseguindo conciliar a atividade profissional com uma boa qualidade de vida, a felicidade vem naturalmente", garante. Para ela, por mais workaholic e comprometido que se seja, um pouquinho de humor sempre vai bem. "Isso para mim é qualidade de vida: fazer o que se gosta, estar com quem se gosta, tentar viver intensamente, colocar emoção nas coisas que se faz, acreditar nas pessoas, na troca de energia", diz ela, uma pessoa que assumidamente procura encontrar prazer e diversão em tudo.

Comentários