Duda Streb lamenta piadas machistas no Jornalismo Esportivo

Comunicadora se manifestou no Sala de Redação após pedido de desculpas de Peninha, por comentário machista

27/04/2018 18:00
Duda Streb lamenta piadas machistas no Jornalismo Esportivo /Reprodução Facebook GaúchaZH

De volta ao Grupo RBS em janeiro deste ano para integrar o programa Sala de Redação, da rádio Gaúcha, Duda Streb lamentou no ar a forma como as mulheres são tratadas no ambiente esportivo, majoritariamente, masculino. A jornalista foi alvo de piada preconceituosa durante a atração de quinta-feira, 26, por parte do colega Peninha. ?Quem é que convidou essa guria? Volta pra cozinha que é onde tu nunca deveria ter saído(SIC).? Duda, por sua vez, respondeu em tom de brincadeira: ?Olha, estamos gravando?. Após repercussão nas redes sociais, o gremista se retratou nesta tarde, 27.

Convidado para estar no estúdio, o historiador disse que não poderia comparecer e pediu desculpas pela situação. Duda, então, emocionou-se ao relatar a Pedro Ernesto Denardin o quão difícil é ser mulher, e ficou feliz ao citar que a redação da Gaúcha está cheia de representantes femininas. ?Eu tinha dúvidas se eu teria condições de falar, mas acho que não?, revelou, enquanto era abraçada pelas jornalistas Kelly Matos e Renata de Medeiros ? membros do movimento #deixaelatrabalhar.

Duda disse que encarou a fala de Peninha como uma brincadeira, porém infame. ?Ela não tem nenhuma graça, pois nós, mulheres, sabemos o tamanho da nossa luta e do nosso esforço, e em como esse mundo esportivo é machista e preconceituoso?, desabafou. A jornalista enfatizou, ainda, que está na posição de comentarista por mérito próprio. ?Trabalhei 20 anos como repórter, longe da cozinha, cobrindo Olimpíadas, Copas do Mundo, Mundiais de Clubes e outros eventos esportivos?, citou, ao destacar que não gosta de se fazer de vítima, e está emocionada com as manifestações de carinho que tem recebido desde ontem. ?Só quero dizer que está tudo certo, vida que segue, bola pra frente (SIC)?, concluiu. Em nota, a empresa de mídia relatou o ocorrido e informou que ?prioriza o respeito em todas as suas manifestações?.