Escritora Lya Luft morre aos 83 anos em POA

Autora de 'As Parceiras' e 'Perdas e Ganhos' lutava contra um câncer de pele descoberto há sete meses

Morre a escritora Lya Luft - Félix Zucco

O ano se encerra em luto para a Literatura. A escritora gaúcha Lya Luft faleceu nesta madrugada, 30, aos 83 anos, em Porto Alegre. Autora de importantes obras como 'As Parceiras' e 'Perdas e Ganhos', ela havia descoberto um melanoma - tipo de câncer de pele -, há sete meses, porém já em fase metastática, que ocorre quando o tumor deixa o órgão de origem e começa a se alastrar por outras partes do corpo. Segundo sua filha, Suzana Luft, Lya chegou a ficar internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ela morreu enquanto dormia.

Natural de Santa Cruz do Sul e filha de descendentes alemães, a escritora foi incentivada pelos pais a desenvolver a paixão pelos livros desde cedo. Mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora universitária e colunista das principais publicações jornalísticas brasileiras, atuando mais recentemente em GZH. Também foi patronesse da Feira do Livro de Porto Alegre em 1996.

Se tornou uma das principais escritoras e tradutoras do País, acumulando mais de 30 títulos publicados que transitam entre os gêneros: romance, poema, conto, crônica, infantil, ensaio e livro de memórias. O último livro foi 'As Coisas Humanas', lançado no ano passado em homenagem ao filho André, falecido em 2017 após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto surfava.

Manifestações

Autoridades, entidades e famosos lamentaram a perda de Lya pelas redes sociais. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, manifestou seu pesar pelo falecimento. "O Rio Grande do Sul perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos", postou no Twitter.

A Academia Riograndense de Letras também se pronunciou. "Comunico falecimento da Lya Luft, nossa escritora do ano, nesta madrugada. Nossa homenagem chegou em tempo e trouxe alegria aos seus últimos dias", informou o presidente da entidade, Rafael Bán Jacobsen.

O apresentador Luciano Huck também expressou seus sentimentos: "Lya Luft deixa um legado de reflexão, sabedoria e elegância. Seus textos iluminaram a vida de muita gente e pautaram debates públicos inspiradores. Meu carinho aos amigos e aos parentes desta dama das letras do Brasil."

Lya deixa o marido, o engenheiro Vicente de Britto Pereira, os filhos Susana, Pedro e André (falecido), e sete netos e netas. O velório será em uma cerimônia restrita a familiares, ainda sem confirmação de data e horário.

Comentários