Voluntariado: A perspectiva de quem ajuda o público no SXSW

Mais de duas mil pessoas estão à disposição para ajudar aqueles que estão no evento

Voluntários permitem acesso aos locais do evento - Divulgação/Coletiva.net

Por Gabriela Boesel, enviada especial ao SXSW

Estar em um evento do tamanho que é o South by Southwest - SXSW, não é simples. Muita informação, as palestras e atividades acontecem simultaneamente em lugares diferentes e é fácil ver pessoas nas ruas com um mapa na mão, seja em papel ou no celular, buscando o próximo destino. Além disso, mais de duas mil pessoas se voluntariaram para auxiliar. Todos estão identificados com uma camiseta laranja, que diz SXSW Volunteer Staff (Equipe de voluntários do SXSW, em tradução livre).

De acordo com Patrick Urban, um dos coordenadores dos voluntários, a preparação para o evento começa com bastante antecedência para treinar os ajudantes que, segundo ele, precisam saber de quase tudo relacionado ao SXSW e, claro, sobre a cidade. "É intenso, pois é muita informação e tudo tem que ser processado", contou.

Dentre as atribuições dos ajudantes, estão prestar ajuda aos participantes do evento e, principalmente, fazer com que o evento funcione da melhor maneira possível. Por isso, é comum vê-los pelos corredores do Centro de Convenções de Austin organizando as filas para as palestras, respondendo a perguntas e permitindo o acesso das pessoas aos painéis. Ainda, eles estão responsáveis por permitir a entrada de jornalistas às salas de imprensa.

O SXSW é um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia, que acontece anualmente desde 1987. A cobertura internacional de Coletiva.net é proporcionada pelo apoio das marcas Banrisul e Dinamize.

Comments