Comitiva gaúcha busca internacionalização de empresas de TI na Web Summit

Grupo é composto por 16 micro e pequenas empresas gaúchas da área

Comitiva gaúcha tem 16 empresas na Web Summit 2018 - Divulgação

Por Cleidi Pereira, de Lisboa, Portugal

Pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de micro e pequenas empresas gaúchas da área de Tecnologia da Informação (TI) participa da Web Summit, em Lisboa. A missão faz parte de um projeto de internacionalização desenvolvido pelo Sebrae-RS, em parceria com o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Nesta edição, 16 empresas integram a comitiva - seis a mais do que em 2017.

De acordo com a coordenadora de economia digital do Sebrae RS, Débora Chagas, o crescimento se deve ao fato de Portugal se mostrar, cada vez mais, um mercado promissor para o segmento de TI, além de abrir portas para outros países da Europa e de oferecer incentivos para atração de empresas."É diretamente proporcional a todo o trabalho que Portugal tem feito na questão de incentivos à tecnologia e abertura do mercado. Então, as empresas estão bastante interessadas e vendo esse movimento como uma real oportunidade. O próprio evento tem crescido e gerado mais interesse", destacou Débora. Representantes da Unisinos, Feevale e Seprorgs também compõem a comitiva.

No dia da abertura da Web Summit, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, anunciou mais 100 milhões de euros do Fundo Europeu de Investimento para apoiar projetos de inovação tecnológica e a largada do "Tech Visa", programa destinado à atração de quadros qualificados para residirem no país. Considerada a maior conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação da Europa, a Web Summit nasceu em 2010, em Dublin, na Irlanda, e mudou-se em 2016 para Lisboa, onde deverá permanecer por mais uma década. Nesta edição, cerca de 70 mil pessoas devem passar pela Altice Arena e pela Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, até quinta-feira, 8.

A cobertura em tempo real de Coletiva.net tem apoio de BriviaDez e Grupo Bandeirantes.

Confira quais empresas compõem a comitiva gaúcha em Lisboa:

Digital Business

Smart Support

meuResíduo

Splora

Elfos

Solution Sistemas e Gestão

Business Training

Alfa Sistemas

Marke Marketing Digital

Neteye

Unirede

I94.Co

Devsol Softwares

Whatsshare

ENX tecnologia

Trade Plan

Comments