Incorporação da DM9Sul surpreendeu até executivos

Processo de fusão com a Pereira & O"Dell precisou ser oficializado antes do previsto

A incorporação da DM9Sul pela Pereira & O"Dell surpreendeu o mercado de comunicação e até mesmo executivos do Grupo ABC em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A informação veio a público nesta segunda-feira, 27, vazada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o que fez com que o processo fosse oficializado antes que todas as etapas estivessem acertadas e durante o período de férias do CEO da organização, Guga Valente. O presidente da DM9Sul, Márcio Callage, que assume a liderança da nova Pereira & O"Dell São Francisco, informou apenas que o grupo ainda define detalhes do processo de fusão e que pretende se pronunciar na quinta-feira, 30.
Com o comunicado de que a nova agência terá sedes em Porto Alegre e São Paulo, ganharam força as informações sobre o encerramento da agência até então mantida no Rio de Janeiro. Embora não se saiba em quais proporções, a operação na capital gaúcha - que hoje conta com cerca de 60 profissionais - deve ser enxugada, uma vez que o atendimento das contas será conduzido a partir de São Paulo. O mercado de comunicação local viu de forma negativa o recuo do Grupo ABC, que implica em redução de vagas de trabalho e saída de verbas publicitárias do Estado. Da DM9Sul, além de Márcio, também está na diretoria da Pereira & O"Dell a publicitária Claudia Schneider, diretora de Atendimento.
Fundada em 2008 por PJ Pereira e Andrew O"Dell, em São Francisco, nos Estados Unidos, a Pereira & O"Dell está no Brasil há cerca de cinco anos e, assim como a DM9Sul, apresenta em seus trabalhos forte influência da cultura digital e de inovação. Foi justamente essa característica, aliada aos reconhecimentos como Cannes Lions e Webby Awards recebidos pela agência gaúcha desde 2011, que aproximou as duas empresas. Para o escritório de Porto Alegre, o Grupo ABC anunciou a transformação em um hub de produção de conteúdo e tecnologia. A ideia inclui fazer da operação um ponto de conexão com o Vale do Silício - o chamado "berço da inovação", onde teve origem a Pereira & O"Dell - e com a indústria de tecnologia do Rio Grande do Sul.
Em fevereiro deste ano, o Grupo ABC já havia anunciado a fusão da DM9Rio e Africa. Com o encerramento das unidades regionais, põe fim a potenciais conflitos de interesses com a DM9DDB - já que tanto as operações da matriz e da agência gaúcha muitas vezes acabavam por atrair clientes do mesmo ramo.
Leia também:

Fusão DM9Sul e Pereira &  O"Dell busca criar uma agência "mais robusta"


Comentários