Em live, Alright detalha nova proposta de valor focada na potencialização de veículos locais

Com conceito 'Seja um oásis de notícias', momento é resultado de reposicionamento da startup, que tem identidade visual renovada

Manifesto em vídeo apresenta novo momento da startup - Crédito: Reprodução

Em live realizada nesta terça-feira, 30, no YouTube, a Alright detalhou a mais nova proposta de valor, focada no compromisso de revolucionar o contexto de veículos locais de notícias. Com conceito 'Seja um oásis de notícias', o momento é resultado do reposicionamento da empresa como uma startup de potencialização do Jornalismo localista e de combate à desinformação. Além disso, a identidade visual da companhia foi remodelada. O manifesto que marca as mudanças na companhia pode ser assistido no link.

À frente da transmissão, o fundador da Alright, Domingos Secco, destacou que não basta apenas trabalhar com mídia programática - como a empresa se iniciou -, uma vez que isso não resolve todos os desafios enfrentados pelos veículos de notícia. "Compreendemos que o nosso trabalho precisa ser direcionado ao desenvolvimento das comunidades, que podem ser regiões humildes no interior do País. O objetivo é poder fazer a diferença dentro desses lugares", afirmou.

Conforme Domingos, a Alright escolheu os veículos de notícia como força motriz dessa transformação. "Para isso, nós sabemos muito bem das dificuldades que essas empresas sofrem. A nossa proposta é que a gente consiga, por meio das marcas locais, gerar impacto positivo e impulsionar as comunidades." Conforme o profissional, a ação fará uma "grande" diferença nas questões sociais, econômicas e políticas.

Dessa forma, a Alright busca combater os chamados desertos de notícias - regiões que englobam diversos município sem Jornalismo local organizado - e transformar as poucas empresas informativas que atuam nos locais em "oásis de notícias", isto é, conseguirem levar à população notícias com seriedade, qualidade e alcance. Durante a live, ainda participaram publishers de portais que trabalham com a startup.

Nova marca

Na segunda parte da live, a Alright divulgou a nova marca. O rebranding aconteceu após a empresa se reposicionar como uma startup, cujo objetivo é combater a desinformação e potencializar o Jornalismo Local. Domingos apresentou a novidade e, segundo ele, a empresa está com a intenção de contratar colaboradores de outras partes do Brasil, além de conectar veículos locais. "É muito legal a gente trazer essa questão da brasilidade, que tanto marca o nosso novo momento", afirma. 

Segundo Leo Becker, responsável pelo conceito visual da marca, foi um desafio reposicionar a startup, pois no início a empresa tinha foco na tecnologia, porém foi percebido que o negócio começou a migrar e olhar para as pessoas e pequenos publishers. "Devido ao novo posicionamento, decidimos que seria melhor repaginar a história e começar pelo logo e a identidade visual, que combinava com a proposta atual", explicou.

Conforme Leo, quando a marca começou a pesquisar o Brasil e como traria essa mudança, foi olhado para o principal serviço prestado pela Alright. Para o profissional, existem pontos que são fundamentais que a equipe encontrou, sendo o primeiro deles a conexão. "Somos o elo entre os anunciantes e os publishers e público. Outra coisa que nos chamou muito a atenção foi a questão do mapa, pois quando se fala em geolocalização, ele é um signo que representa essa ideia. Pensando nisso, decidimos usar o símbolo na marca como uma linha criativa."  

Leo conta que o conceito da nova logo é ser uma linha de conexão e caminhos e o movimento se transforma em um A, de Alright. "Já tínhamos esse signo e um significado muito forte para a gente. Mantivemos a ideia, mas com nova roupagem que apresenta a linha e conexão", disse.

Confira a nova logo:

Linhas que formam a letra A destacam a conexão - Crédito: Reprodução

Comentários