Motivado por reformulações, Correio do Povo demite 15 profissionais

Maioria dos colabores faziam parte do Jornalismo do veículo, mas postos de trabalho não devem ser fechados

Demissões foram motivadas por reestruturação na empresa - Crédito: Samuel Maciel/Reprodução

Motivado por reformulações internas, o Correio do Povo desligou 15 profissionais na última semana, com a maioria deles fazendo parte do Jornalismo do veículo. Os postos, no entanto, não serão fechados e durante maio novos colaboradores devem estrear no jornal. A reportagem de Coletiva.net conversou com alguns dos jornalistas que foram demitidos.

A diagramadora Claudia Rodrigues deixou o Correio do Povo após 14 anos e disse notar que todas as pessoas que tinham tempo de casa e idade elevada saíram nessa leva de desligamentos. Já perto de se aposentar, ela destaca que não poderia ser demitida, de acordo com as normas da Convenção Coletiva de Trabalho. "Estou para me aposentar, mas como parar não estava nos planos, não havia observado essa questão ainda", afirmou. O processo de demissão, conforme ela, "foi tranquilo", embora lamente a decisão da empresa. "Estava havia 14 anos no Correio do Povo, então há 13 anos eu era do perfil, e agora não sou mais? Ou ele mudou?."

Entre os demitidos, Chico Izidro contou que a empresa alegou a ele corte de gastos e reestruturação do jornal. O jornalista disse ter sentido um clima diferente na véspera do desligamento e que ficou triste pela forma como recebeu a notícia. "Dispensei 30 anos de minha vida no jornal, e não escutei nem um muito obrigado. Simplesmente descartado, sem reconhecimento", disse.

O repórter Alfredo Possas contou que recebeu a notícia da demissão com tristeza, mas não com surpresa, pois sabia que isso aconteceria um dia. "Mas não antes de completar 35 anos em ação na redação, no começo de setembro de 2025. Isso na redação, pois ingressei na Caldas Júnior no inverno de 1981, na sucursal de Pelotas." 

Motivos

De acordo com o diretor de Redação do jornal, Telmo Flor, ouvido pela reportagem, a empresa não trata as mudanças como demissões e, sim, como "alterações", pois os profissionais devem ser substituídos nos próximos dias. Ainda de acordo com ele, as trocas são motivadas devido a uma reformulação que está sendo feita no Correio do Povo. "As atividades do setor técnico e impressão estão sendo absorvidas pela redação. O departamento de diagramação está sendo ampliado", explicou. Outro ponto destacado foi a procura de profissionais com habilidades demandadas pelo novo momento do veículo. 

Nomes

A reportagem do portal teve acesso aos nomes demitidos, que não foram confirmados pelo Correio do Povo. Teriam sido desligados, além de Alfredo, Cláudia e Chico: Aline Andreatta (redação on-line); Carlos Felipe Leão (operações comerciais); Claudia Chiquitelli (sub-editora de Geral); Deroci Euzebio (manutenção); Felipe Nabinger (repórter); Fred Marcovici (correspondente); João Luiz Xavier (diagramação); Luciana Vicente (repórter); Luiz Octávio (tratamento de imagem); Rafael Gundlach (tratamento de imagem); Renato Bohusch (chefe do arquivo); e Vivian Schaak (tratamento de imagem).

Comentários