Felipe Boff assume coordenação do curso de Jornalismo da Unisinos

Com 10 anos de casa, profissional ocupa lugar deixado por Débora Gadret, aprovada em concurso público

Felipe Boff (esquerda) é responsável por implementar o Beta Redação - Crédito: Arquivo pessoal

Desde o início do mês, com o pontapé inicial do primeiro semestre letivo de 2024, o curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) tem um novo coordenador. Com 10 anos de casa, Felipe Boff assumiu o cargo deixado por Débora Gadret, aprovada em um concurso público. 

Conforme o jornalista, em conversa com a reportagem de Coletiva.net, a escolha por seu nome é resultado de um processo seletivo interno da instituição, aberto com o objetivo de preencher a vaga que era de Débora. "Assumi a coordenação do curso de Jornalismo, tanto de São Leopoldo como de Porto Alegre", confirmou. A novidade foi compartilhada pelo profissional, primeiramente, pelas redes sociais: "Aos alunos e colegas, agradeço de antemão a parceria inestimável. Contem comigo", escreveu.

Ser coordenador, para ele, é "de grande responsabilidade", por conta da tradição do Jornalismo da instituição de ensino, mas ao mesmo tempo, trata-se de uma orgulhosa realização profissional, por sentir que agora poderá contribuir ainda mais com os pares e os estudantes. No entanto, com a mudança, novos desafios aguardam o professor, a começar pela implementação do novo currículo, que deverá ser "mais enxuto, mas acessível financeiramente, e, sobretudo, mais focado no Jornalismo". A nova grade de ensino será aplicada tanto aos novos quanto atuais graduandos. "Os demais compromissos começam, agora, a ser debatidos e delineados com alunos, corpo docente e instituição, para caminharmos em sintonia", completou. 

Apesar do novo cargo, Felipe garante que continuará em sala de aula e, neste semestre, lecionará na cadeira de Jornalismo Literário, responsável pela produção da revista do curso, além de comandar atividades acadêmicas do Beta Redação - laboratório de práticas que trabalha o Jornalismo especializado em editorias: Geral, Esporte, Economia, Política e Cultura. "Tenho a sorte de, como professor, seguir atuando na profissão, minha paixão desde criança", destacou.

Com isso, um novo ciclo se inicia na vida do jornalista e, ao olhar para trás, avaliou que os primeiros 10 anos de Unisinos, até aqui, foram, principalmente, de "grande aprendizado e desenvolvimento, com novos desafios a cada período". "Tive a oportunidade de implantar a Beta Redação e de produzir todos os impressos do curso (jornais "Babélia", "Lupa" e "Enfoque", revistas "Primeira Impressão" e, agora, a "Josefa"), e desde 2017 integro o Núcleo Docente Estruturante (NDE), que ajuda a pensar e planejar currículos e se ocupa de outras questões acadêmicas", completou. 

 

Comentários