Projeto de universidades gaúchas busca aprimorar a abordagem sobre eventos climáticos em coberturas jornalísticas
Lançamento da obra ocorre na terça-feira, por meio de uma transmissão on-line no canal 'O Eco', no YouTube
Em live no canal do Youtube 'O Eco', ocorre o lançamento da obra 'Manual para a Cobertura Jornalística dos Desastres Climáticos'. A leitura busca melhorar a abordagem sobre um tema em evidência na atualidade. O encontro on-line se inicia logo mais, às 19h, e terá a participação de Cláudia Gaigher e Kelly Matos, jornalistas que trabalharam em coberturas durante o período das enchentes, além da pesquisadora na área de riscos climáticos e uma das organizadoras do manual, Eloisa Loose. A produção é resultado de anos de pesquisa de dois grupos certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo eles o Grupo de Jornalismo Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e o Grupo de Estudos de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a contribuição de alunos e ex-alunos e revisão de técnicos da área.
A mediação do evento será feita por Aldem Bourscheit, jornalista ambiental do site 'O Eco'. O livro aborda questões como as concepções sobre desastres, causas, sistema de gestão de risco no Brasil e práticas que podem qualificar as coberturas. As autoras ainda defendem a forma superficial com que o desastre é tratado na mídia, reduzindo a um evento isolado.
Eloisa comenta sobre o curto período da atenção midiática a episódios climáticos e o trabalho da comunicação: "Ao desdobrar aspectos desse assunto, desejamos que o campo jornalístico considere outros enquadramentos e interfaces, de modo a qualificar as informações que chegam aos diversos públicos", discorre.
Sobre a obra
O prefácio da obra é assinado pela jornalista Daniela Arbex. "Somente com as ferramentas adequadas, novos enquadramentos e interfaces, que qualifiquem o nosso trabalho, seremos capazes de alcançar os diversos públicos, promovendo novos olhares por meio da informação", registra Daniela. Ela ainda destaca que o manual ajudará a compreender a complexidade do tema e a urgência de discussões sobre o mesmo.