Organizar a Comunicação e Marketing é Uma Delícia
De Elizangelem Viana, para o Coletiva.net

As empresas que ainda não entenderam a importância de ter a Comunicação e o Marketing como destaque em seu planejamento estratégico, estão fadadas ao fracasso!
Sim, isso parece meio extremista, mas é a realidade! Muitas vezes, em um momento de crise ou de restrições nanceiras, essas são as primeiras áreas que costumam sofrer cortes, mas fazem parte das que têm possibilidades reais de trazerem mais clientes e fortalecerem as marcas.
Então, o que fazer? Organizar os esforços para otimizar os resultados! Não adianta contratar diversas pessoas ou equipes, para cada uma fazer uma atividade em paralelo - como redes sociais, outras mídias on-line e ações o-line. Mesmo que sejam os melhores prossionais, se eles não tiverem uma estratégia bem denida e que integre todas as frentes com uma mensagem unicada, forte e consistente, o público cará confuso e os objetivos não serão alcançados.
Se os possíveis clientes não entenderem quais são as suas soluções, quais problemas e desejos deles a sua empresa pode resolver, eles nunca comprarão o seu serviço ou produto. Será apenas um desperdício de dinheiro e de tempo.
Antes de descartar canais e ferramentas, cortar prossionais e suspender ações, é melhor organizar a casa e entender a importância de cada um, individual e globalmente.
Vamos pensar na organização da comunicação e marketing como se fosse o "mise en place" em uma cozinha. Este termo vem da gastronomia e signica "pôr no lugar, fazer a disposição, manter em ordem", onde um ou mais prossionais são responsáveis por deixar tudo prontinho - com cada ingrediente e item selecionado na medida e ordem corretas em que serão utilizados -, para que os cozinheiros e chefs possam preparar os seus pratos e chegarem no seu propósito de atenderem às expectativas dos clientes.
Assim também é na comunicação e marketing! Não adianta ter os melhores ingredientes - sendo ferramentas ou prossionais - como redes sociais, site, materiais impressos, cartazes no ponto de venda, publicidade, tráfego pago? se eles não conversarem entre si, para ter a mensagem alinhada e as estratégias integradas para alcançarem o objetivo principal da marca.
É fundamental que alguém articule com todas as partes envolvidas, alinhando os processos e otimizando recursos. Isso possibilita a diminuição de custos, melhoria na gestão do tempo, redução de estresse da equipe, promoção da imagem unicada da marca e, consequentemente, a eciência operacional e a melhora na qualidade do produto/serviço nal.
E isso não signica engessar os processos, tirar a liberdade das estratégias individuais de cada canal ou ferramenta, ou limitar a criatividade dos prossionais envolvidos. Pelo contrário! Estando alinhados e com esforços integrados, respeitando suas singularidades, eles poderão contribuir de forma mais efetiva e prática para o objetivo principal e fortalecimento da marca.
Assim como cada ingrediente precisa estar na medida e ordem corretas para que um prato seja entregue com sabor e qualidade, cada etapa e ferramenta da comunicação e marketing devem ser bem planejadas e estruturadas - de forma estratégica, integrada e objetiva - para gerarem resultados e a empresa ter sucesso.
Fazer o "mise en place" dessas duas áreas possibilita que o uxo dos processos seja realizado com alinhamento e tranquilidade. Valorizando as pessoas e denindo o que faz mais sentido nos canais e estratégias para a sua marca. Acredite e cone: ter a comunicação e o marketing organizados é uma delícia!
Elizangelem Viana é sócia-fundadora da Mizamplá.