"A gente vive o Esporte", diz Alice Bastos Neves em Ahead!

Apresentadora do 'Globo Esporte' esteve ao lado dos jornalistas Maurício Saraiva e Luciano Périco para falar sobre as atrações esportivas do Grupo RBS

Futebol da RBS TV alcançou 8,8 milhões de gaúchos somente neste ano - Crédito: Coletiva.net

"A gente vive o Esporte com os gaúchos para surpreender, emocionar, apaixonar, transformar a nossa sociedade": assim a apresentadora do 'Globo Esporte', Alice Bastos Neves, iniciou a conversa sobre as novidades da área na nova edição do Ahead!, realizado nesta segunda-feira, 7, no Nau Live Spaces. A jornalista esteve no palco ao lado dos jornalistas Maurício Saraiva e Luciano Périco, o Lucianinho.

Segundo Alice, eles conectam os gaúchos e o público consumidor, visto que têm amplitude, impacto e pluralidade. "Juntos a gente conta e realiza histórias com coberturas esportivas que são marcantes na vida das pessoas. E também constrói novas atrações, sempre pensando na melhor maneira de conectar marcas e o nosso produto, trazendo elas para dentro de tudo o que construímos, nessa conexão."

Após, Lucianinho revelou que, até aquele momento, o futebol da RBS TV alcançou 8,8 milhões de gaúchos somente neste ano. Ainda falando sobre números, apontou-se que o 'Globo Esporte' tem uma média de 1,7 milhões de telespectadores por dia, além de quatro milhões de usuários no digital (GERS) - totalizando 10 milhões de pageviews por mês.

Maurício, por sua vez, citou a alta relevância da transmissão e cobertura de partidas nacionais e internacionais, a partir da parceria com a TV Globo. "A Libertadores, por exemplo, vocês todos devem saber, está voltando para a sua casa", disse ele, ao ser completado por Alice, que brincou: "A Libertadores é nossa de novo!".

"A gente cria novos formatos e narrativas integradas e criativas, que geram proximidade para os clientes e, também, com os seus públicos", apontou Lucianinho. Como exemplo, foi citada a série especial do 'Globo Esporte' 'Caminhos para a vitória', com a participação dele e de Alice, e que terá o episódio veiculado nesta terça-feira, 8. "São projetos altamente customizados e que conectam a marca com o público", diz Alice.

Copa do Mundo

Com a proximidade da Copa do Mundo, daqui a duas semanas, não teria como o trio não falar sobre o maior evento esportivo do futebol. Isso porque, além dos três, outros 13 profissionais embarcarão rumo ao Catar. "A Gaúcha, mais uma vez, será a única rádio do Sul do Brasil licenciada para a transmissão dos jogos", salientou Alice. 

"Estamos sempre nestes eventos mundiais, porque fazemos uma conexão muito importante: de gaúcho para gaúcho", apontou a apresentadora do 'Globo Esporte'. Para tal, foram reveladas as marcas parceiras da cobertura: Grupo Felice, KTO, Cresol, Tramontina, Colombo, Fruki e Cartórios de Protesto RS. 

Esporte no rádio

De acordo com Maurício, desde os cinco anos de idade gostaria de ser jornalista para participar do 'Sala de Redação', programa que hoje integra. Ele recordou que a atração está há mais de cinco décadas no ar e que, neste ano, ganhou mais tempo no ar. "O Sala atinge o pico de 96 mil ouvintes por minuto apenas na Região Metropolitana de Porto Alegre", revelou Lucianinho, ao completar que as lives no YouTube somam mais de 500 mil visualizações por mês. 

Em relação à Jornada Esportiva, cobertura dos jogos da dupla Gre-Nal, Alice afirmou que a audiência é maior do que o dobro de todas as concorrentes somadas com a transmissão de futebol. "São 140 mil ouvintes por minuto, com crescimento de 50% em relação ao ano passado", contou.

Após, Lucianinho chamou ao palco Pedro Ernesto Denardin, que cobrirá pela 12ª vez a Copa do Mundo. O narrador falou sobre a cobertura de grandes competições esportivas, como a cobertura dos Jogos Olímpicos em 2021, durante a pandemia de Covid-19. "Venceram todas as dificuldades com cinco heróis jornalistas que conseguimos enviar para lá." De acordo com ele, o compromisso de estar nesses eventos é uma determinação daquilo que é o trabalho do Esporte da RBS.

Outros produtos

Além da possibilidade de aproveitamento nas redes sociais, o Grupo RBS possui 11 podcasts focados em temas esportivos, que somam mais de 130 mil plays. Outro produto que foi destaque é o 'Bola nas Costas', da Atlântida, que está há mais de 15 anos no ar. Por meio de um vídeo, Pedro Espinosa e Lelê Bortholacci apresentaram alguns dados. "Temos essa linguagem do torcedor e, talvez por isso, tenhamos atingido números tão expressivos", disse o representante colorado, ao salientar que têm 45 mil ouvintes por minuto na Região Metropolitana de Porto Alegre, além de mais de 500 mil pessoas que os assistem nas lives no Youtube. 


A equipe de Coletiva.net está presente na nova edição do Ahead!, com o intuito de produzir matérias para o portal, além de realizar uma cobertura nas redes sociais e em Coletiva.rádio. Sob o comando da editora Patrícia Lapuente, a cobertura conta com a atuação dos jornalistas Sarah Acosta e Carlos Eduardo Netto Torres. 

Comentários