"Motivação tremenda": Cláudio Toigo faz balanço de Ahead!

Tradicional evento do Grupo RBS de conexão com o mercado volta ao formato presencial após cerca de três anos

Presidente-executivo do Grupo RBS, Cláudio Toigo, conversou com a equipe de Coletiva.net - Reprodução

A noite desta segunda-feira, 7, no Quarto Distrito foi movimentada com a execução de mais uma edição do Ahead!, tradicional evento de encontro do Grupo RBS com o mercado. Em conversa com a equipe de Coletiva.net, o presidente-executivo da empresa, Cláudio Toigo, disse que realizar o encontro de forma presencial pela primeira vez depois de dois anos, em decorrência da pandemia, é um momento de "motivação tremenda".

Para o diretor, o Ahead! foi um importante espaço para oferecer ao mercado o portfólio de produtos do Grupo RBS, que, de acordo com ele, tem o objetivo de suprir as necessidades de investimento publicitário. Toigo ainda afirmou que os produtos ofertados vêm para suprir uma demanda do público, mas não somente a audiência dos canais do conglomerado e, sim, dos consumidores das marcas parceiras. 

E para atender a esta demanda, diversas oportunidades foram apresentadas aos participantes como soluções de mídia integrada, que proporcionam a divulgação de marcas nos diferentes meios de TV, rádio e digital. Também há as experiências de ativação, a partir dos eventos parceiros do grupo, como o Planeta Atlântida. O 'vozes', constituído pelo grupo de influenciadores e comunicadores, além do brand studio que produz, desenvolve e distribui conteúdos relacionados às marcas dentro dos veículos de Comunicação da companhia.

Uma das novidades para isso trata-se do TV Sync, parte dos produtos digitais do conglomerado de mídia. A ferramenta possibilita que campanhas de divulgação sejam ativadas nos meios virtuais de forma automática, logo após a veiculação da televisão. Outra atualidade, o Globo Impacto, advinda da parceria com a emissora nacional, sistema que viabiliza a criação de ações a partir de poucos inputs, com parâmetros definidos pelos anunciantes e que, a partir disso, uma inteligência artificial conduz o restante da produção.

Mas o digital não foi o único destaque, já que ainda foram apresentadas possibilidades em outros meios, como o rádio. Com mais de 150 filiadas no Brasil e 1,1 milhão de ouvintes na Grande Porto Alegre, a Gaúcha se destaca no segmento. Outro ponto de destaque é o fato da emissora radiofônica ser a única do sul do Brasil com direito de transmissão da Copa do Mundo.

Experiências

O segmento de experiência também foi ressaltado nas apresentações, focando no Planeta Atlântida 2023, que já conta com parceiros comerciais, mas ainda há espaço para novas empresas. Além do evento musical, há o Estúdio Destemperados, que faz parte de um mercado que movimenta mais de 215 bilhões de reais por ano no Brasil. E, ainda, são ofertadas cotas-patrocínio, customizações e parceria com a ATL House e Gaúcha Sports Bar.

Esporte

Uma das partes mais importantes para o Grupo RBS é a área dos Esportes, responsável por alcançar quase nove milhões de gaúchos por meio da televisão. Já na Rádio Gaúcha, o tradicional Sala de Redação atinge 96 mil ouvintes por minuto e, em decorrência disso, foi necessário mudar o formato do programa que, agora, conta com mais tempo de apresentação, para poder oferecer uma melhor alternativa comercial.

Porém, o ponto alto do ano na editoria é a Copa do Mundo: treze profissionais rumaram ao Catar, sede do mundial deste ano. Junto com eles irão as marcas parceiras, divulgadas no evento: Grupo Felice, KTO, Cresol, Tramontina, Colombo, Fruki e Cartórios de Protesto RS.

Conexão

Produzir formas de conectar a audiência às marcas é o objetivo principal do Ahead!, de acordo com Toigo. "Nosso papel é o de juntar as marcas com o público e isso é o que nos motiva em frente", enfatizou. E para isso, a empresa se empenha durante o ano a partir de pesquisas que buscam entender o que os clientes e o público procuram. 

Perguntado sobre o que houve de maior destaque na noite, o diretor disse que há distinção em diversas áreas. Uma delas é o Esporte que lançou novos conteúdos no ano, como a jornada digital, expansão da tradicional no dial 93.7 FM e que, conforme Toigo, já foi um sucesso. Outro ponto de relevância está no Entretenimento com novos programas, além do Jornalismo com sua característica séria e independente, como "a gente sempre quer". "Saímos aqui das apresentações para conversar com os nossos clientes, mas já ouvi alguns comentários e recebi mensagens dizendo que o evento foi bastante positivo", finalizou.


A equipe de Coletiva.net está presente na nova edição do Ahead!, com o intuito de produzir matérias para o portal, além de realizar uma cobertura nas redes sociais e em Coletiva.rádio. Sob o comando da editora Patrícia Lapuente, a cobertura conta com a atuação dos jornalistas Sarah Acosta e Carlos Eduardo Netto Torres. 

Comentários