Personalização em automações de Marketing impulsiona conversão, engajamento e receita

Relatório da HubSpot identificou que 96% dos profissionais perceberam aumento nas vendas por meio de campanhas automatizadas

Cada vez mais, o mercado da Comunicação tem visto a Inteligência Artificial como uma grande aliada, aplicando-a em diferentes pontos de diversas estratégias. Na automação de Marketing isso não é diferente. A IA tem sido uma peça chave para sanar uma dor que há muito acompanha os profissionais da área: ampliar o nível de personalização dos contatos feitos por meio dos fluxos automatizados. E isso já é percebido em números pelo mercado.

Segundo o relatório Realidade do Marketing 2025, apresentado pela HubSpot, no cenário internacional 96% dos profissionais sentiram aumento nas vendas ao usar campanhas automatizadas. No Brasil, 45% dos líderes de Marketing relataram que foi possível aumentar a velocidade do impacto de ações por meio da personalização em escala. Isso reforça como a combinação entre automação personalizada e segmentação inteligente tem potencial para acelerar não só os resultados, mas também a resposta do público, tornando o fluxo de automação mais ágil e eficiente.

Mais da metade dos respondentes brasileiros (56,2%) também acredita que as campanhas de Marketing personalizadas têm sido a principal forma de gerar ganhos com a Inteligência Artificial. Isso demonstra que os profissionais estão reconhecendo a personalização em automação não apenas como um diferencial competitivo, mas como o caminho mais direto para extrair valor real das ferramentas de IA, convertendo dados em estratégias mais eficazes e centradas no cliente.

Além disso, no estudo Inteligência Artificial no Consumo e no CX, produzido pela Opinion Box e pela CX Brain em 2025, foi identificado que 69% das empresas já utilizam IA em suas operações de atendimento e relacionamento com clientes. No entanto, a aplicação dessa tecnologia é majoritariamente operacional, com o objetivo de reduzir o tempo de espera (41%), agilizar respostas (36%) e integrar canais (32%). Apenas 17% das empresas exploram IA para personalização de experiência ou antecipação de necessidades dos clientes.

E se por um lado as empresas buscam eficiência, do outro os consumidores se tornam mais criteriosos. Em um levantamento de 2023, a consultoria McKinsey apontou que 71% dos brasileiros esperam interações personalizadas com marcas - seja por nome, comportamento de navegação ou histórico de compras. E quando isso não acontece, o impacto é direto: 76% se mostram frustrados e essa lacuna entre expectativa e entrega pode afetar a percepção da marca e comprometer a fidelização.

Desafios da automação de Marketing nas empresas

Apesar dos avanços, a adoção de automações de Marketing personalizadas ainda enfrenta obstáculos. De acordo com o Panorama Marketing e Vendas 2025, da RD Station, 40% dos times sequer possuem rotinas e processos definidos e outros 30% até possuem definições, mas não documentam essas ações. Isso indica que, mesmo com o acesso a ferramentas avançadas, muitas equipes ainda operam de forma improvisada, o que dificulta a escalabilidade e a consistência das estratégias automatizadas.

No levantamento Martech Trends 2024 da Conversion, 60% dos profissionais de Marketing apontaram dificuldade na integração de ferramentas de martech - sistemas como e-mail marketing, CRMs, chatbots, automação e outros. Esse desalinhamento técnico compromete a visão integrada do cliente, dificultando a personalização em tempo real e enfraquecendo o potencial dos fluxos automatizados em gerar experiências fluidas e coerentes.

Os times de Marketing já sabem que a integração com a IA é o caminho para estratégias cada vez mais assertivas e eficazes. Outros dados trazidos pela HubSpot sinalizam que 73,2% dos entrevistados sentiram melhorias significativas em processos com Inteligência Artificial e 62,4% relataram redução de tempo e aumento de produtividade. No entanto, ainda há desafios: 27% consideram a curva de aprendizado para novas tecnologias como um obstáculo ao implementar novidades. Para 34%, outro empecilho é a capacitação das equipes.

Ou seja?

Mesmo com barreiras estruturais e técnicas, a personalização por meio da automação de Marketing tem se consolidado como uma das estratégias mais eficazes para alavancar resultados. A Inteligência Artificial surge como catalisadora desse processo, permitindo comunicações mais inteligentes, segmentadas e oportunas. O desafio agora está menos em convencer o mercado do valor da personalização e mais em garantir que as empresas estejam preparadas para implementá-la com consistência, integração e visão estratégica.


Alavancar essas tecnologias é fundamental para otimizar operações e potencializar o crescimento de negócios a longo prazo. Por isso, a partir de agora, o cenário de tecnologia para marketing passa a contar com um espaço dedicado neste portal. Acompanhe na nova editoria ColetivaTech.

Comentários