A rede que sustenta a comunicação

Por Grazi Araujo

Quando pensamos na palavra rede de apoio, logo vem à cabeça - principalmente para quem já tem filhos - aquela "equipe" que muitos buscam e todos gostariam de ter, que está disposta a contribuir para o dia a dia, para a educação, desenvolvimento e segurança da criança. É quando laços se criam, vidas se entrosam, famílias se unem, amizades se fortalecem e sentimentos se alimentam de amor e carinho. É um trabalho dividido, onde cada um exerce o seu melhor papel, com responsabilidade, comprometimento e atenção. São momentos do dia dedicados para algo, que depende da gente para seguir crescendo até se tornar capaz de andar sozinho. Tudo isso, de uma forma leve e sadia. É saber que tem com quem contar. 

Assim são - ou deveriam ser - as equipes de trabalho. Cada um cumprindo suas atribuições, - já previamente mapeadas e planejadas - e o olhar sempre atento ao objetivo que uniu a todos naquela missão. Que trabalham de forma orquestrada, com diferentes ritmos, tons ou habilidades, justificando seu papel individual no grande grupo. Ao dividir competências e reconhecer virtudes, nossas fraquezas se fortalecem e criamos um caminho mais próspero para o efetivo resultado do todo. Na há cobrança, perda de tempo e sobrecarga. 

A equipe de sonhos de uma boa comunicação é feita desse tipo de gente. Uma mistura de quem sabe ouvir, com quem traduz sons em textos, olhares em fotografias, conversa boa em networking. É quem entende de cor e fonte, com quem revisa detalhes gramaticais e daqueles que fazem de uma frase a cara da marca. Junto com quem conversa sobre algoritmos, caracteres, trending topics com a mesma facilidade de quem conta até 10. Falo de jornalistas, publicitários, fotógrafos, relações públicas, produtores de conteúdo para redes sociais, entre tantos de nós que - juntos - somos uma baita rede de apoio para marcas, pessoas e organizações que entendem o valor de uma boa comunicação.

Autor
Grazielle Corrêa de Araujo é formada em Jornalismo, pela Unisinos, tem MBA em Comunicação Eleitoral e Marketing Político, na Estácio de Sá, pós-graduação em Marketing de Serviços, pela ESPM, e MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada, pela Cândido Mendes. Atualmente orienta a comunicação da bancada municipal do Novo na Câmara dos Vereadores, assessorando os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel, além de atuar na redação da Casa. Também responde pela Comunicação Social da Sociedade de Cardiologia do RS (Socergs) e da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Nos últimos dois anos, esteve à frente da Comunicação Social na Casa Civil do Rio Grande do Sul. Tem o site www.graziaraujo.com

Comentários