In Forma (05/11/2025)
Por Marino Boeira
UMA SEMANA INESQUECÍVEL
O massacre contra a população pobre do Rio de Janeiro foi a notícia da semana que passou e a lição que ficou foi a de que, tanto o governo de Cláudio Castro, quanto o do presidente Lula, tentaram contabilizar eleitoralmente o trágico acontecimento. Castro, na versão direitista de que "bandido bom é bandido morto" e Lula se equilibrando numa corda bamba, ora criticando o ocorrido, ora propondo soluções não tão radicais para o problema do tráfico de drogas.
O ano eleitoral de 2026 está chegando e os marqueteiros dos dois lados trabalham para contabilizar a favor dos seus candidatos os possíveis ganhos de episódios dramáticos como foram esses do Rio de Janeiro.
Ideologias políticas e posicionamentos diante dos graves problemas com que se defrontam os brasileiros, ficam para depois das eleições.
Como dispõe da máquina pública a seu favor, Lula é o que deve mais investir na conquista de votos. A realização da COP30 em Belém do Pará, com figuras políticas de relevância internacional, é vista como uma oportunidade de ouro para a promoção da imagem de Lula, mas as antes mesmo do evento, a imprensa revelou algo que não vai cair bem para a imagem do petista: Lula e Janja, durante o encontro vão se hospedar num barco cuja diária para o casal é de 5.300 reais, quase cinco vezes mais que o salário mínimo de um trabalhador brasileiro.
Em Porto Alegre o acontecimento que se repete todos os anos, mas que nunca deixa de ser notícia é a realização de mais edição da Feira do Livro na Praça da Alfândega.
O grupo RBS parece ser de longe o que mais promove o evento e que também mais se promove. Uma antiga colunista do jornal do Zero Hora, ponto de partida paraa criação do grup, Marta Medeiros é a "patrona" da feira e o fundador do grupo empresarial, Maurício Sirotsky Sobrinho é tema de uma biografia, escrita também por ex-funcionário de sua empresa,Túlio Milman.
Para nós colorados, a semana foi de novas decepções com o pobre futebol que o nosso time apresenta.
Esperamos que a próxima possa nos trazer noticias melhores.
Coletiva