In Forma (05/11/2025)

Por Marino Boeira

UMA SEMANA INESQUECÍVEL

O massacre contra a população pobre do Rio de Janeiro foi a notícia da semana que passou e a lição que ficou foi a de que, tanto o governo de Cláudio Castro, quanto o do presidente Lula, tentaram contabilizar eleitoralmente o trágico acontecimento. Castro, na versão direitista de que "bandido bom é bandido morto" e Lula se equilibrando numa corda bamba, ora criticando o ocorrido, ora propondo soluções não tão radicais para o problema do tráfico de drogas.

O  ano eleitoral de 2026 está chegando e os marqueteiros dos dois lados trabalham para contabilizar a favor dos seus candidatos os possíveis ganhos de episódios dramáticos como foram esses do Rio de Janeiro.

Ideologias políticas e posicionamentos diante dos graves problemas com que se defrontam os brasileiros, ficam para depois das eleições.

Como dispõe da máquina pública a seu favor, Lula é o que deve mais investir na conquista de votos. A realização da COP30 em Belém do Pará, com figuras políticas de relevância internacional, é vista como uma oportunidade de ouro para a promoção da imagem de Lula, mas as antes mesmo do evento, a imprensa revelou algo que não vai cair bem para a imagem do petista: Lula e Janja, durante o encontro vão se hospedar num barco cuja diária para o casal é de 5.300 reais, quase cinco vezes mais que o salário mínimo de um trabalhador brasileiro.

Em Porto Alegre o acontecimento que se repete todos os anos, mas que nunca deixa de ser notícia é a realização de mais edição da Feira do Livro na Praça da  Alfândega.

O grupo RBS parece ser de longe o que mais promove o evento e que também mais se promove. Uma antiga colunista do jornal do Zero Hora, ponto de partida paraa criação do grup, Marta Medeiros é a "patrona" da feira e o fundador do grupo empresarial, Maurício Sirotsky Sobrinho é tema de uma biografia, escrita também por ex-funcionário de sua empresa,Túlio Milman.

Para nós colorados, a semana foi de novas decepções com o pobre futebol que o nosso time apresenta.

Esperamos que a próxima possa nos trazer noticias melhores.

Autor
Formado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), foi jornalista nos veículos Última Hora, Revista Manchete, Jornal do Comércio e TV Piratini. Como publicitário, atuou nas agências Standard, Marca, Módulo, MPM e Símbolo. Acumula ainda experiência como professor universitário na área de Comunicação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e na Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos). É autor dos livros 'Raul', 'Crime na Madrugada', 'De Quatro', 'Tudo que Você NÃO Deve Fazer para Ganhar Dinheiro na Propaganda', 'Tudo Começou em 1964', 'Brizola e Eu' e 'Aconteceu em...', que traz crônicas de viagens, publicadas originalmente em Coletiva.net. E-mail para contato: [email protected]

Comentários