Negativo e Positivo

Por Flávio Paiva

Há uns 2, 3 anos atrás, o peso dessas palavras dizia mais respeito ao teste de gravidez. Claro que existem doenças em que positivo e negativo é válido, mas estar ou não grávida era a máxima preocupação. Pra ver como as coisas podem mudar. 

Em curtíssimo espaço de tempo, o positivo e o negativo ficaram diretamente ligados ao Covid. E todos os seus desdobramentos de saúde física, mental, limitações de entrar em lugares e conviver com pessoas etc.

Existem palavras que perdem totalmente o uso, como calça de brim. Outras permanecem imutáveis, como árvore. Podendo, claro, associar outros significados que não só o de ser vivo árvore, da Natureza

E quanto maior o espelho retrovisor da gente, mais a gente vai vendo essas coisas acontecerem. São palavras, acontecimentos, pessoas, transformações. Mas pelo amor de Deus não ache que digo isso com amargura ou tristeza. Muito pelo contrário! Acho uma boa coisa, um fato que acontece e que traz muita coisa boa. Desde que, é claro, não se deixe de olhar pra frente, para as perspectivas e para os novos desafios, sonhar os sonhos, ir com energia até aquele local chamado futuro. 

Essa pequeníssima reflexão é mais para nos darmos (todos nós, eu inclusive) de como as coisas realmente se transformam e que a regra é definitivamente a impermanência, como não cansa dizer meu amigo @joaobatista6545 (Instagram dele). E é, não só porque ele diz, claro. Mas porque já se pensou, escreveu, disse, cantou, pintou, esse fato: a vida muda, a todo momento e sem parar, mesmo quando a gente acha que está estagnado e que o máximo de acontecimentos que a vida da gente tem é uma mosca voando, passando pela gente sentado no sofá, sem fazer nada.

Se você está assim, atirado ou atirada no sofá, olhando a mosca passar voando, eu parafraseio Pernalonga e te digo: "o que que há, velhinho?"

Não se deixe enganar pelas falsas aparências que a vida insiste em vestir. Esse look da vida, de aparências, é falso. O que sobra da vida, tem que ser como aquela laranja saborosa que a gente espreme para fazer um suco. Sabor, cor, aroma. 

Se quando você para e dá uma "espremida" na sua vida, está saindo alguma coisa com sabor ruim, isso tem que mudar. 

Minha ideia não é nem nunca foi ser profeta, nada disso. Mas nesse tempo que eu dedico a escrever, sempre é um tempo de pausa, de reflexão, de colocar as coisas em perspectiva e ao mesmo tempo de caos (de ideias jogadas no papel), até que as ideias se arranjam, se reordenam e sai o que (espero) é uma síntese. 

Não deixe o teste da sua vida dar positivo como o do Covid. Mude o que precisa, mova as peças e talvez até as pessoas. Mude, mova, altere.

Comentários