O Poço do Purgatório
Por José Antônio Moraes de Oliveira


***
Muito se conta e comenta sobre os fascínios e mistérios das cidades italianas como Roma, Veneza e Florença. Mas pouco se fala e se sabe sobre Orvieto. Uma antiga cidade fortificada construida em um penhasco de pedra vulcânica, que se alteia sobre as planícies da Umbria. Tem uma história fascinante - foi construida pelo papa Urbano IV para abrigar uma relíquia sagrada trazida da Terra Santa pelos cavaleiros cruzados. Em sua piazza central se ergue o Duomo, uma das mais extraordinárias catedrais gótico-renascentistas da Europa.
***
Percorrer e admirar os tesouros de arte em Orvieto é uma experiência estonteante. São tetos, abóbodas e lunetas cobertas por afrescos, esculturas, mármores esculpidos, baixos-relevos, além dos mosaicos em ouro que ornamentam o Duomo. Por aqui passaram grandes mestres do Renascimento Italiano - Fra Angelico, Perugino, Cimabue, Andrea e Giovanni Pisano, Benozzo Gozzoli e Luca Signorelli. Na capela de San Brizio, os afrescos desfilam cenas do Juízo Final, Apocalipse e da Pregação do Anticristo. Segundo as lendas, foi visitando a capela que Michelangelo Buonarotti se inspirou para criar sua obra-mestra na Capela Sistina.
***
O Duomo não é apenas uma das muitas maravilhas a se descobrir em Orvieto. Perto dali, na borda da falásia, está um enigma arquitetônico - o Poço de São Patrício, que foi construido quando a cidade era uma fortaleza e refúgio dos papas durante o cerco de Roma. A História registra que sua finalidade era armazenar água para o caso de cercos. É um mergulho nas profundezas do rochedo, com duas escadas helicoidais com 250 degraus, mas que nunca se cruzam, para permitir a subida e descida de pessoas e animais de carga. Existem 70 janelas abertas na rocha, que acompanham o curso do sol, garantindo iluminação constante às rampas. Segundo a mitologia antiga, o poço não tem fundo e é um caminho que leva ao Purgatório.
Quanto aos motivos de ter sido batizado com o nome do padroeiro da Irlanda, teria sido sua semelhança com um outro antigo local de peregrinação. Situado em uma ilha na costa irlandesa e também conhecido como O Poço do Purgatório.
Mais uma vez, as lendas - ali teriam sido lançadas as serpentes que São Patrício expulsou da Irlanda. Não se sabe se haviam serpentes em Orvieto, mas os dois poços já eram citados como sobrenaturais em manuscritos e mapas do século XV. Se non è vero?
***