Twitter Musk

Por Flavio Paiva

A incrível (do ponto de vista de aporte de recurso, mesmo que tenha sido parte em empréstimo) compra do Twitter por Elon Musk é um dos acontecimentos que merecem destaque. Pelo potencial que tem de influência.

Elon Musk sozinho já é, seja se a pessoa gosta, seja se não gosta, um personagem icônico. Caricatural, lança mão de recursos performáticos nas apresentações e comentários em redes sociais, como a recente provocação à Putin para um "duelo" saindo o vitorioso com a Ucrânia.

Não vamos analisar do ponto de vista ético, por favor. Isso nem merece discussão. Mas do ponto de vista de alguém, com o número de seguidores e a própria influência que tem, ele já impacta e muito não só no mindset de milhares de pessoas, como em cotações de ações, conforme diversos exemplos que tivemos ao longo da história.

Mas isso não foi o suficiente, aos olhos dele mesmo. Porque se veículos de comunicação construíram sua história em cima de audiência e adequação de suas informações e opiniões, nunca deixaram de ser um negócio.

A diferença é que atualmente são um negócio mais influente, em tempos de mídia digital e em um tempo em que curadoria de conteúdos é ouro. Como não há tempo para se consumir toda a informação que é gerada, veículos fazem uma curadoria - e produção de informação, claro - dos fatos que acontecem, daquilo que é mais relevante, merece credibilidade ou destaque.

E têm uma audiência de milhares ou milhões, eventualmente de bilhões de pessoas. Estão acompanhando, consumindo e sendo impactadas. Foi isso que Elon Musk comprou. A credibilidade e influência da marca e audiência do Twitter e a possibilidade de não contar com mediadores de conteúdos e poder ser ele o decisor do que vai ou não ao ar, apesar de ele insistir no discurso de que o Twitter será ainda mais democrático, oferecendo espaço para todos os pontos de vista e formas de expressão. Isso o tempo vai dizer.

Mas de todo jeito, temos aí um fato relevante, em especial no mercado de mídia. Não passa batido nunca quando um veículo de comunicação troca de mãos, indo em uma direção um pouco - ou muito - e podendo ver potencializada sua atenção. Vamos aguardar as próximas tuitadas.

Comentários