Facebook estuda nova medida contra a desinformação

'Circuit breaker' pode ser implementado, bloqueando o alcance de publicações que estiverem sob análise por suspeita de notícias falsas

O Facebook pode tomar uma nova medida para barrar a propagação de desinformação. Conforme a publicação The Interface, a empresa de Mark Zuckerberg estuda implementar o chamado 'circuit breaker', utilizado na bolsa de valores. 

No âmbito das finanças, o recurso interrompe as transações, em cenários críticos, até que haja estabilidade. No caso da rede social, postagens que estivessem em análise sob suspeita de fake news teriam o alcance interrompido. Dessa maneira, não seria viralizado conteúdo falso.

Após cobrança de muitos anunciantes, a companhia vem realizando diversas ações em combate à desinformação. Para que a nova medida seja adotada, o Facebook deve realizar testes e não há previsão de implementação. É possível que o formato do recurso siga as orientações do relatório do Center for American Progress, que recomenda a utilização dos "circuit breakers virais" para barrar o algoritmo de impulsionar notícias falsas.

Comentários