Reconstrução no RS: Relatório Social da Agert 2025 destaca papel das emissoras de rádio e TV

Material foi divulgado durante a programação do Congresso Gaúcho Rádio, Televisão e Comunicação

Coordenadora do 'Relatório Social da Agert', Myrna Proença, apareceu por gravação durante o Congresso - Crédito: Coletiva.net

A última edição do Relatório Social da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) foi apresentada durante a programação do 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação. O conteúdo produzido pela Camejo Comunicação Estratégica tem como tema 'Quando a governança encontra a resiliência, a radiodifusão se fortalece'. O intuito é destacar o papel das emissoras de rádio e TV na reconstrução do Rio Grande do Sul após a tragédia climática. 

O levantamento revelou que em 2024 257 emissoras doaram o equivalente a R$140,9 milhões em mídia, o que mobilizou campanhas de utilidade pública, arrecadação e informação durante e após as enchentes. A edição 2025, disponível neste link, busca reforçar a Comunicação como eixo estratégico de reconstrução e sustentabilidade, que une governança, informação e solidariedade. 

A publicação traz análises de nomes como Gustavo Tanaka, Luiz Martha, Marina Grossi, Miriam Lüttgen, Ricardo Amorim e Ricardo Henriques, visando ampliar o debate sobre o papel da mídia diante das novas exigências sociais, ambientais e econômicas. Em formato de gravação durante a apresentação, a coordenadora do 'Relatório Social da Agert', Myrna Proença, falou sobre ser uma edição especial e uma das mais importantes. 

"O documento mostra que o rádio e a TV do Rio Grande do Sul estão prontos para o novo tempo de transparência e propósito", ressaltou a coordenadora. Para o presidente da Agert, Alessandro Heck, a radiodifusão gaúcha provou mais uma vez que é parte da estrutura social do Estado.  "Quando tudo parou o rádio e a TV permaneceram de pé informando, orientando e unindo. O que esse relatório mostra é que a solidariedade também é uma forma de governança: ela nasce da responsabilidade de quem entende o poder de se comunicar", salientou. 

Construção do material

Coordenação-geral: Myrna Proença

Produção-executiva: Camejo Comunicação

Supervisão editorial e artística: Eliana Camejo, Daniele Lentz e Leonardo Bandeira

Entrevistas e reportagem: Priscila Pinto de Oliveira

Edição de vídeo: Luciano Gazineu

Projeto gráfico: Eduardo Fadrique

Colaboração: Pedro Bugs

Equipe Agert

Financeiro: Diego Alves 

Jornalista: Eduardo Leães

Secretária: Karina Vieira

Comentários