Cinco perguntas para Giovani Gafforelli

Jornalista está à frente da Comunicação da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo

Giovani Gafforelli | Crédito: Viccenzo Zang/CMNH

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Giovani Gafforelli, tenho 29 anos, e sou natural de Porto Alegre. Sou jornalista formado pelo Centro Universitário Metodista IPA e tenho experiência como repórter de rádio e TV, produtor e apresentador de rádio, e também como assessor de imprensa. No período que antecedeu minha contratação na Câmara de Novo Hamburgo, atuava como correspondente para rádios da região da Serra Gaúcha. Durante a faculdade, também fui presidente do Diretório Acadêmico da Comunicação Social (Dacs).

2 - Como se deu a escolha pelo Jornalismo?

O sonho de ser jornalista começou quando criança, ao ganhar uma máquina de escrever do meu avô. Utilizava o equipamento para escrever o jornal da rua onde resido até hoje. Neste jornal, escrevia o que considerava os principais acontecimentos do dia, sem saber direito como noticiar os fatos. Alguns exemplares foram, inclusive, distribuídos de bicicleta pelos vizinhos. Resido até hoje no mesmo endereço em Porto Alegre.

Comecei na Educação Física, cursei quase metade do curso, e larguei tudo para seguir o sonho de criança: ser jornalista. Como sempre costumo falar, na vida tudo é aprendizado, nada é tempo perdido. Um dia, talvez, retorne para terminar o curso de Educação Física.

3 - Qual a relevância de estar à frente da Comunicação da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo?

É um sonho! Ainda está caindo a ficha! Sem dúvidas, é o maior desafio da minha carreira! Todo dia é um novo desafio à frente do cargo, mas com calma, tranquilidade e perspicácia vamos superando e tirando as pedras do caminho. É uma experiência nova, liderar profissionais com tanta bagagem, ou mais, do que eu. Trabalhar com pessoas com mais 'cancha' é sempre um aprendizado positivo. A troca de experiências é, sem dúvidas, fundamental neste processo.

A relevância de ocupar o cargo de Gerente de Comunicação, da Câmara Municipal de Novo Hamburgo é, certamente, um upgrade que meu currículo já necessitava, como uma experiência de liderar uma grande (em talento e tamanho) equipe.

4 - O que pretende no cargo?

Pretendo justificar a alta aposta que fizeram ao me escolher. É importante entender que, antes de eu chegar, a equipe da Assessoria de Comunicação já fazia um grande serviço. Então, com esse grande time e com essa grande estrutura pretendo modernizar o que for preciso, e manter o que está bom. Planejo, ainda, a criação de alguns programas na TV Câmara, e deixar a linguagem das redes sociais ainda menos politizada.

Demos início ao processo de modernização das redes sociais e tiramos do papel o projeto de disponibilizar podcasts, em formato de áudio, no site da Câmara. Tudo para facilitar o acesso da mídia externa em nossa produção de notícias e da população ao que acontece no Legislativo da cidade.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Difícil falar do futuro, mas daqui a cinco anos, espero ter meu nome fortalecido no difícil mercado do Jornalismo. Considero esta experiência uma semente que plantei para colher os frutos em médio, longo prazo. Também tenho planos de fazer uma pós-graduação no exterior, passar algum período me especializando para fortalecer, ainda mais, meu nome no mercado.

Comentários