Governo mantém equipes da TVE e FM Cultura e estuda situação das emissoras

Novo coordenador da TV será anunciado após o Carnaval. Cianus Colossi é o responsável pelo departamento de Radiodifusão e Audiovisual

A situação da TVE e da FM Cultura tem instigado a curiosidade de profissionais de comunicação. Há dois meses no cargo, a secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira, informou ao Coletiva.net que o novo governo está "fazendo uma imersão no assunto para entender todos os aspectos que envolvem as emissoras e as decisões de 2018". Atualmente, o responsável pelo departamento de Radiodifusão e Audiovisual é Cianus Colossi.

Quanto à equipe, por exemplo, a secretária disse que, além dos servidores, a TVE já contava com profissionais técnicos, de recursos humanos, jurídico, administrativo, coordenadora de programação e coordenador de programação da rádio quando assumiu. "Todos foram mantidos, até porque conheço a maioria dos profissionais e suas qualificações", falou, acrescentando, porém, que, no final de janeiro, a coordenadora de programação da TV, Tatiana Forster, pediu exoneração. O processo de seleção e entrevistas para assumir a função, de acordo com Tânia, já foi realizado e o novo nome será anunciado após o Carnaval. O músico Paulo Inchauspe segue responsável pela rádio.

Desde junho de 2018, a TVE e a FM Cultura estão sendo conduzidas pela Secretaria Estadual de Comunicação (Secom-RS). Na época, uma equipe de 165 servidores foi transferida da extinta Fundação Piratini, então presidida por Orestes de Andrade Jr. (atual secretário municipal de Comunicação) para a pasta, quando era dirigida por Isara Marques.

Também neste período, Orestes apresentou um novo modelo de gestão para as emissoras. A proposta apresentada consistia em passar a operação da TV e da rádio para a iniciativa privada e seguir com gerenciamento do poder público, por meio da Diretoria de Radiodifusão e Audiovisual da Secom-RS.

Comentários