"A IA é uma realidade para mudar o mundo", defende Robson Galiano
Em entrevista ao Coletiva.net, o palestrante do evento IA Unicórnio deu exemplos sobre as transformações que a tecnologia é capaz de fazer

Após a sua palestra 'Escutar, Agir, Transformar: Uma metodologia para governos que querem mais eficiência, economia e engajamento', no evento IA Unicórnio, Robson Galiano, CEO do Grupo Microtarget, conversou com a equipe de Coletiva.net com exclusividade. Com exemplos sobre as transformações que a tecnologia é capaz de fazer, ele foi enfático: "A IA é uma realidade para mudar o mundo".
Nas palavras de Galiano, os três pontos principais na construção de como a IA pode mudar a vida das pessoas são: software, que é como a mensagem chega, ou seja, a importância do publicitário, do jornalista, "pois a máquina não sabe falar", então, sem esses profissionais nada funciona; o hardware, que é a entrega do dado correto chegando nas pessoas para sua tomada de decisão, e a IA circulando em tudo isso e oferecendo as informações de maneira muito rápida.
De forma muito didática, Galiano afirmou à reportagem que explicaria como a IA pode ajudar as pessoas usando um caso real. Conforme contou, em Recife, 28 mil pessoas tinham direito à tarifa social de energia - desconto ou gratuidade. Mas elas não participavam ou porque não sabiam, ou porque o formulário era muito extenso. Como solução, a IA preenchia esses documentos e, depois disso, chegava uma mensagem para a pessoa questionando "Você aceita a tarifa social?". Quando clicavam que sim, automaticamente entravam no programa. Uma das pessoas entrevistadas após o processo, que tinha uma conta de 138 reais mensais e foi para 38, foi questionada sobre o que ela fazia com essa diferença. "Agora, estou comendo carne".
De acordo com Galiano, essa resposta impactou a equipe e até motivou ainda mais o trabalho da Microtarget. Para ele, quando o questionam sobre onde a Inteligência Artificial pode chegar, sempre responde: "Em todo o processo no qual ela pode ter uma análise muito rápida e mudar a vida das pessoas, ela vai fazer". Por isso, garantiu e defendeu: "A IA hoje é uma realidade de transformação, não é para substituir, nem alocar. E o fundamental de dizer é que é um processo barato, que tecnicamente empresas e governos deveriam fazer."
A equipe de Coletiva.net acompanha o fórum IA Unicórnio da Gestão, evento exclusivo de Inteligência Artificial para transformar a forma como líderes públicos e privados decidem, influenciam e lideram. O encontro é idealizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) e pela Storia Eventos. Nessa cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e as assistentes de Redação Ana Rosa e Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. Além delas, integra a equipe de reportagem a repórter especial, responsável pela editoria ColetivaTech, Sarah Acosta, que produz conteúdos especiais e aprofundados. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais - incluindo Facebook e Threads - e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.
Coletiva