Ailton Graça e Vera Holtz vencem prêmio de Melhor Atriz e Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado

Atores contaram exclusivamente para a reportagem do portal sobre inspiração e preparação para viverem os personagens em 'Tia Virgínia' e 'Mussum: O Filmis'

Aílton Graça e Vera Holtz conquistaram os kikitos de Melhor Ator e Melhor Atriz em longa nacional - Crédito: Rafaela Rey/Famecos

No sábado, 19, último dia do 51° Festival de Cinema de Gramado, a atriz Vera Holtz ganhou o prêmio de Melhor Atriz em longa-metragem brasileiro, pelo filme 'Tia Virgínia', de Fabio Meira, do qual foi a protagonista. Já Ailton Graça venceu o prêmio de Melhor Ator na mesma categoria de longa-metragem, pelo filme 'Mussum: O Filmis', dirigido por Silvio Guindane, onde viveu o personagem Mussum. Os dois conversaram exclusivamente com a equipe de Coletiva.net e contaram sobre a preparação e inspiração para viverem os personagens.

'Tía Virgínia' é um filme sobre a Virgínia, mulher de 70 anos, que cuida da mãe sozinha e se prepara para receber as duas irmãs para a festa de natal. Durante a entrevista, Vera Holtz contou sobre a inspiração na hora de criar a personagem. "Minha geração larga seu sonho no meio do caminho pra cuidar da família, então eu acho que me inspirei um pouco nessas mulheres todas, que largaram seus sonhos em algum momento. Essas mulheres que eu defendi, para que elas voltem e peguem seus sonhos de volta."

Vera completou falando sobre a emoção que foi subir ao palco junto com o amigo Ailton: "Ele é uma pessoa maravilhosa, legítima, alegre, eu fiquei muito feliz." Ailton Graça vive o personagem Mussum, no filme "Mussum: O Filmis", que é sobre o humorista e sambista brasileiro que faleceu em 1994. Segundo ele, preparou-se durante 10 anos para viver o personagem, lendo e conversando com muitas pessoas. "Os filhos dele, quando me viram caracterizado no personagem, choravam e me chamavam de pai. Foram eles que me permitiram viver o personagem", revelou.

"Mussum foi um cara brilhante, que amou a família, os filhos. Ele era muito rico", completou o ator. Por fim, Aílton finalizou a entrevista mandando um lembrete para todos: "Contem sempre histórias ancestrais, porque isso ajuda a fazer com que o letramento racial seja compartilhado e as pessoas aprendam mais sobre a história que não é contada nos livros".


A equipe de Coletiva.net acompanha  o 51º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 11 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo e Produção Audiovisual para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook, Twitter e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários