'Fala, Mercado' debate a relevância histórica do 'Festival de Cinema de Gramado'
Programa mergulhou nos bastidores e na importância de um dos maiores eventos do audiovisual brasileiro

Muito mais do que a entrega dos famosos Kikitos, o 'Festival de Cinema de Gramado' é espaço de revelação de novos talentos, consagração de nomes experientes e de resistência cultural ao longo de décadas. No mais recente episódio do 'Fala, Mercado', disponível no canal Coletiva.tv no YouTube, o programa mergulhou nos bastidores e na importância de um dos maiores eventos do audiovisual brasileiro.
A edição reuniu dois convidados com forte vínculo com o Festival. A apresentadora Márcia Christofoli recebe o jornalista e crítico de cinema Matheus Pannebecker, que retornou neste ano ao festival como assessor de imprensa. Outro convidado desta semana foi Roger Lerina, que também atua como apresentador do evento.
Durante a conversa, Lerina destacou o papel do Festival como espaço de debate e confronto de ideias. "Gramado sempre se colocou de uma forma contundente como resistência ao status quo. Não apenas do ponto de vista político, mas também social, trazendo à cena temas como identidade racial, identidade de gênero e discrepâncias sociais", avaliou. Para ele, o evento conseguiu encontrar, nos últimos anos, equilíbrio entre a discussão da arte e os debates contemporâneos.
Já Pannebecker lembrou a trajetória ininterrupta do Festival. "Ele não é o mais antigo do Brasil, mas é o que nunca parou. Teve ditadura, Covid-19, enchente, e sempre aconteceu. Isso é muito importante em um país que tem uma relação conflituosa com a cultura", afirmou.
Tradição e reinvenção
Com mais de 50 anos de história, o 'Festival de Cinema de Gramado' se consolidou como referência no calendário cultural. No episódio, os convidados refletiram sobre o papel do evento na valorização do cinema brasileiro e latino-americano, destacaram a forma como ele se diferencia de outros festivais e analisaram como a programação vem dialogando com transformações da indústria, como o avanço do streaming, a valorização de novas linguagens e o compromisso com a diversidade.
Além da análise crítica, Lerina e Pannebecker compartilharam lembranças marcantes de suas passagens pelo evento. Entre bastidores e experiências pessoais, ressaltaram o impacto de estar envolvido em um festival que atravessa gerações e permanece vivo como um espaço de reflexão, resistência e celebração do Cinema.
Confira o episódio completo:
Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo), pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital) e pelo canal 168 da Soul TV.