"Muito potencial", diz João Branco sobre o setor de Comunicação no RS

Vice-presidente de Marketing e CMO do McDonald's no Brasil participa do 'Talks On #1', em Porto Alegre

João Branco tem mais de 20 anos de experiência - Divulgação

Na próxima terça-feira, 14, a partir das 18h30, acontecerá no Teatro Unisinos (Avenida Dr. Nilo Peçanha, 1600, bairro Boa Vista, em Porto Alegre) o 'Talks On #1', que contará com a presença do vice-presidente de Marketing e Chief Marketing Officer (CMO) do McDonald's no Brasil, João Branco. Em conversa com a reportagem de Coletiva.net, ele falou sobre a expectativa para o evento e avaliou o mercado gaúcho da Comunicação como tendo "muito potencial e particularidades".

No entanto, ele pondera que as marcas "precisam saber se conectar com o público" da região e entender bem os gostos, as preferências e os interesses. "Por isso, é fundamental a proximidade e uma atuação relevante local", pontuou. João foi eleito o Profissional de Marketing do Ano, em 2022, pela Propmark. Além de já ter sido reconhecido como o executivo mais admirado de Marketing do Brasil (Scopen); top 10 melhores CMOs do Brasil (Forbes); CMO mais efetivo do Brasil (AD Latina); e top 3 líderes de Marketing (Caboré). Na palestra, o comunicador compartilhará os conhecimentos que o fizeram ser premiado.

Na pauta do encontro estão: cases do Marketing; construção de marcas fortes; encantamento de clientes; estratégias de crescimento; trabalho com propósito; e interação com o público. Após a explanação, haverá um happy hour com o palestrante e o livro de sua autoria, 'D[Ê] Propósito', estará à disposição para venda no local. Além disso, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) promoverá um sorteio de ingressos para o South Summit Brazil e de um plano de associação. Os interessados devem comprar as entradas pelo site da Sympla, sendo que membros da ARP receberão desconto de 30%, além de concorrer a cortesias. 

João contou que a expectativa para a primeira edição do 'Talks On' é de poder "trocar ideias" sobre as mudanças que estão acontecendo no mercado. "Nosso trabalho em Marketing é capaz de gerar muito mais resultados e ir além das vendas. Queremos transformar nosso ofício em algo que tem um propósito maior", completou. O evento é realizado em parceria com a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil do Rio Grande do Sul (ADVB/RS), a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), o Grupo RBS e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas POA).

Desmarketize-se

O profissional defende o conceito de "Desmarketize-se", que vem da necessidade de mudar a forma com que a publicidade é apresentada ao público. "Vejo um claro movimento no mercado de as pessoas se mostrarem cansadas do 'Marketing que parece Marketing'", explicou. Para ele, a partir das mudanças de hábitos de consumo de conteúdo, os clientes se tornaram mais exigentes e menos tolerantes a práticas antigas de propaganda.

Segundo João, as empresas que entenderem isso podem conquistar uma conexão "mais verdadeira e profunda" com os consumidores. O profissional ainda defendeu que as marcas devem ter "obsessão" em perseguir esse objetivo. "Entender as barreiras, os hábitos, as crenças, as necessidades. O que você está fazendo com os dados dos seus clientes? A expectativa deles é que você use a seu favor e melhore a sua experiência", finalizou.

João Branco

Profissional com mais de 20 anos de experiência com grandes marcas de diferentes mercados. Como vice-presidente de Marketing, liderou o time que fez o McDonald's bater os recordes de venda da história do Big Mac. A campanha 'Méquizice', proposta por ele, acabou sendo levada para outros 16 países da América Latina. João já foi palestrante do TEDx em duas oportunidades, atualmente é colunista da Exame, da Forbes, do Meio e Mensagem, do MIT Tech Review e do Uol. Também é professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) e da Startse.

Comentários