Abraji oferece aula on-line sobre acesso a informações de processos judiciais

Treinamento para jornalistas, que faz parte de uma parceria firmada com site Jusbrasil pode ser encontrado no canal do YouTube da associação

Géssica Brandino (foto) e Natália Menegatti ministram a aula - Crédito: Reprodução

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o Jusbrasil, empresa que realiza a coleta, organização e disponibilização de informação jurídica pública, lançam mais um projeto de sua parceria firmada em maio de 2023. As organizações fizeram um treinamento on-line para associados sobre como acessar informações de processos judiciais. A aula ministrada pela jornalista do FolhaJus Géssica Brandino e por Natália Menegatti, Product Manager do Jusbrasil, pode ser encontrada no canal do YouTube da Abraji.

O vídeo contém cerca de 1h30 e, enquanto Géssica fala sobre como iniciar na cobertura jurídica, Natália traz um detalhamento sobre como usar o Jusbrasil para pesquisas jornalísticas. As organizações têm como objetivo deixar clara a forma como profissionais podem utilizar o novo recurso disponibilizado para associados da Abraji, que podem obter informações públicas extraídas de processos judiciais. 

Com a ferramenta, é possível acompanhar 55 processos judiciais ao mesmo tempo, pesquisar nomes de empresas e pessoas, procurar por números de CPF, buscar e acompanhar termos em Diários Oficiais e encontrar temas de jurisprudência. Para acessar todas essas funcionalidades, é preciso preencher o formulário de inscrição. Vale ressaltar que pessoas com conta na plataforma do Jusbrasil também podem se candidatar, porém, o recurso não está disponível para estudantes.

O documento explica em seus termos que a parceria não é uma consultoria e as informações podem ser utilizadas somente para fins jornalísticos. Em até cinco dias úteis após o preenchimento do formulário, os associados receberão um e-mail convidando-os para se inscreverem no site do Jusbrasil. Além disso, a Abraji avisa sobre ações não permitidas pela associação, como compartilhamento de autos de processos judiciais (exceto para fins jornalísticos) e de senhas, para acesso à plataforma por terceiros.

Confira o treinamento completo: 

Comentários