Alright e Agência Lupa promovem live 'O papel do Jornalismo Local no Combate à Desinformação'

Evento tem como objetivo fortalecer veículos de Comunicação, editores e jornalistas locais, no uso das principais metodologias de verificação e checagem de fatos

Live é uma parceira com a Agência Lupa - Crédito: Reprodução

Dando continuidade à série de lives provenientes do guia 'Como Transformar' Tendências em Ações', a Alright, em parceria com a Agência Lupa, promoverá o webinar 'O papel do Jornalismo Local no Combate à Desinformação', nesta quinta-feira, 18, a partir das 10h, no canal de YouTube da agência. O evento tem como objetivo fortalecer veículos de Comunicação, editores e jornalistas locais, no uso das principais metodologias de verificação e checagem de fatos. Interessados podem se inscrever por meio do link.

O encontro virtual recebe como convidados especialistas no assunto, como o secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, João Brant; o jornalista, publicitário e sócio-fundador do Portal Gazeta do Cerrado, Marco Aurélio Jacob; e a jornalista, professora e fundadora da startup jornalística e educativa de Fact-Checking, Coar, Marta Alencar. Também participarão da live a jornalista e pesquisadora Marlise Brenol e Natália Leal, da Agência Lupa.

A Alright tem como objetivo compartilhar, na transmissão, formas de combate à desinformação, como educação midiática, metodologias de checagem e verificação, entre outras apresentadas pelos convidados. Além disso, serão debatidas soluções para fortalecer o ecossistema jornalístico, como o trabalho colaborativo e a educação de profissionais, leitores e audiências.

O fundador da Alright, Domingos Secco, destaca que a credibilidade é o "bem mais precioso" dos veículos de notícias locais. O empresário ressalta que essas empresas de Comunicação exercem um papel "fundamental" no combate à desinformação por meio da apuração e verificação de fatos. "O que nós vamos discutir é a essência de negócio do Jornalismo. Por isso é necessário se mobilizar, especialmente neste ano de eleições municipais, quando as tecnologias e a Inteligência Artificial facilitam aqueles que desejam minar os princípios e valores da profissão", afirma.

Para Secco, todos os envolvidos com o Jornalismo devem "lutar, levantar essa bandeira", ir para rua, ligar o microfone, o megafone, e trabalhar na checagem e no combate à desinformação. "Porque ela não só prejudica a sociedade, mas também o negócio da profissão." 

Saiba mais:

Em live, Alright debate 'Estratégias Pós-Cookies de Terceiros'

Comentários