ARI inclui mais cinco jornalistas na 'Galeria Destaques da Imprensa Gaúcha'

Mostra agora também homenageia Carlos Wagner, Cid Martins, João Souza, Nilson Mariano e Núbia Silveira

Da esquerda para direita: Núbia Silveira, João Souza, Carlos Wagner, Cid Martins e Nilson Mariano - Crédito: Mariana Czamanski

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) realizou, recentemente, a inclusão de mais cinco fotos de jornalistas em seu Salão Nobre. As imagens compõem a 'Galeria Destaque da Imprensa Gaúcha'. A mostra agora também homenageia Carlos Wagner, Cid Martins, João Souza, Nilson Mariano e Núbia Silveira. A exposição foi criada em 2023 e, em sua primeira edição, apresentava as fotografias de seis vencedores do 'Prêmio ARI/Banrisul': Cláudio Dienstmann, Luciamem Winck, Mário Marcos, Sampaulo, Santiago e Valdir Friolin.

Para Núbia, fazer parte da galeria é uma honra, pois,segundo ela,está ao lado de jornalistas com quem trabalhou em diferentes momentos da vida. "Enquanto ouvia Carlos, Cid, Nilson e Vladimir, revivia as boas memórias das redações e assessorias por onde passei. O mais valioso nesses quase 60 anos como jornalista são as amizades verdadeiras que construí."

Nilson afirmou se sentir emocionado com o reconhecimento. "Sinto-me honrado e agradecido pela homenagem da nossa ARI,que há 90 anos valoriza os comunicadores. A emoção é ainda maior por compartilhar esse momento com colegas que admiro e que foram importantes na minha trajetória."

Para Cid, estar na galeria como um dos destaques da história do Jornalismo gaúcho, ao lado de tantos colegas que admira, é mais do que uma honra pessoal. "É o reconhecimento de todas as minhas versões: o Cid repórter, o da Band, do Jornal do Comércio, da Gaúcha, de GZH, o professor do Centro Universitário Ritter dos Reis (Uniritter) e, hoje, com orgulho, o assessor de imprensa do Ministério Público do Rio Grande do Sul."

Carlos destacou que o encontro "foi uma confraternização perfeita entre o Jornalismo antigo, o atual e o futuro". João foi representado pelo filho Vladimir Souza, que agradeceu a homenagem ao pai. 

O presidente da ARI, José Nunes, disse que, mais do que a casa do jornalista, a Associação é a casa da Comunicação. "A 'Galeria dos Destaques da Imprensa Gaúcha', no Salão Nobre, ao lado da 'Galeria dos Empresários', simboliza o reconhecimento da entidade à contribuição essencial dos jornalistas para a construção da nossa história e da nossa sociedade. Cada foto aqui eterniza um compromisso com a verdade e com a democracia." 

O presidente do Conselho Deliberativo da ARI, Luiz Adolfo Lino de Souza, afirmou que reunir profissionais da imprensa gaúcha em um único dia demonstra a relevância da Associação. O comunicador também ressaltou a presença feminina na entidade, lembrando que Cristiane Finger foi a primeira mulher a ocupar a vice-presidência durante sua gestão. "Na próxima eleição, há a possibilidade de termos, pela primeira vez, em 90 anos, uma mulher na presidência da ARI." 

Comentários