"As pessoas precisam se adaptar a esse novo momento", afirma reitor da Feevale ao Coletiva.net no IA Unicórnio da Gestão
José Paulo da Rosa defendeu o investimento em educação de qualidade e inovação tecnológica como pilares para o desenvolvimento na era da IA.
O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, foi um dos palestrantes do IA Unicórnio da Gestão, evento promovido na última quinta-feira, 6, no Teatro do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RS), em Porto Alegre. Em conversa exclusiva com o portal Coletiva.net, o educador reforçou a importância da educação como motor do desenvolvimento humano e tecnológico.
"Há um certo receio de que a Inteligência Artificial (IA) substituirá pessoas e empregos, mas o caminho é o da adaptação. Precisamos preparar profissionais e organizações para esse novo momento, especialmente investindo em educação de qualidade", afirmou.
Durante sua palestra, Da Rosa propôs uma reflexão sobre o papel do capital humano na era digital, apresentando dados demográficos, comparativos internacionais e experiências pessoais. Segundo ele, o Brasil precisa avançar em educação e inovação tecnológica para garantir competitividade e progresso social.
Também ressaltou que, apesar dos avanços tecnológicos, o fator humano continua sendo o centro das transformações. O reitor destacou ao Coletiva.net a importância do evento: ""Parabenizo a organização do evento e a escolha do tema, é fundamental que mais pessoas compreendam como a IA pode ser usada a favor das empresas, das cidades e do Brasil."
A equipe de Coletiva.net acompanha o fórum IA Unicórnio da Gestão, evento exclusivo de Inteligência Artificial para transformar a forma como líderes públicos e privados decidem, influenciam e lideram. O encontro é idealizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) e pela Storia Eventos. Nessa cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e as assistentes de Redação Ana Rosa e Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. Além delas, integra a equipe de reportagem a repórter especial, responsável pela editoria ColetivaTech, Sarah Acosta, que produz conteúdos especiais e aprofundados. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais - incluindo Facebook e Threads - e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.
Coletiva