Foram conhecidas as melhores reportagens do 'Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral'
Ocasião contou com a presença de autoridades, profissionais da imprensa e representantes de entidades
Na última terça-feira, 15, foi realizada a cerimônia de premiação do quarto 'Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul', promovido pelo Tribunal de Justiça Eleitoral do Estado (TRE-RS). A solenidade aconteceu no plenário do órgão, localizado na Rua Duque de Caxias, 973, em Porto Alegre. A ocasião contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, profissionais da imprensa e representantes das entidades parceiras do Tribunal gaúcho.
O prêmio de jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul tem como objetivo incentivar o debate sobre a cobertura jornalística no período eleitoral, além de valorizar e reconhecer o trabalho de jornalistas e estudantes de jornalismo, com atuação no Estado. Nesta edição, foram avaliadas reportagens publicadas entre 1º de março de 2024 e 31 de janeiro de 2025, produzidas para os seguintes tipos de publicação: 'Jornalismo Impresso', 'Radiojornalismo', 'Telejornalismo' e 'Webjornalismo', para as categorias: 'Acadêmico' e 'profissional'.
O prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul teve como patrono o jornalista, radialista, professor e promotor de justiça aposentado Cláudio Brito. O homenageado afirmou que recebe a titulação de patrono com "muita honra". Lembrou, ainda, o período em que atuou no Ministério Público, "durante as eleições, e que sempre teve relação próxima com a imprensa". O 4º Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul foi transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-RS, no Youtube.
Premiados:
'Destaque Acadêmico'
1º Lugar: Lucas Polidori Azeredo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com a reportagem 'Enchente de maio não impede alto índice de reeleição', em colaboração Luciana de Bem Weber;
2º Lugar: Pedro Duarte Pereira, da PUCRS, com 'Podcast Especial Eleições 2024', em colaboração com Amanda Steimetz, David Ferreira, Gabrielle Orezko, Júlia Maidana, Nethely Oliveira e Rodrigo Santiago;
3º Lugar: Pedro Duarte Pereira, da PUCRS, com a reportagem 'As palavras mais citadas nos planos de governo dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre', em colaboração com Júlia Maidana.
'Profissional'
1º Lugar: Josh Bitencourt, a reportagem 'Exclusivo: Esquema de compra de votos ameaça mandato de prefeito eleito no litoral gaúcho', em colaboração com Marcos Azevedo e Leonardo Dias, pela emissora Multi RS, antigo canal Ulbra TV, e pela rádio Mix 107.1 FM.
2º Lugar: Raí Quadros, com 'Série: Desinformação nas Eleições', em colaboração com Ayrton Neto, Juliano Gambini, Ronaldo Sabin e Shirley Paravisi, pela RBS TV.
3º Lugar: Gabriel Róger Jacobsen Santos, com a reportagem 'Barata, intuitiva e perigosa: inteligência artificial desafia as eleições com mentiras ultrarrealistas', em colaboração com Lucas Abati. Veículo Zero Hora e Rádio Gaúcha.
Coletiva