Caso 'Timeline': mais marcas se posicionam contra e Grupo RBS se manifesta ao portal

Além deles, presidente da ARP, Liana Bazanela, também se pronunciou sobre as saídas dos patrocínios do programa

Mais empresas se manifestaram no caso do programa 'Timeline'

Coletiva.net informou na última sexta-feira, 4, a saída de alguns patrocinadores da rádio Gaúcha e, inclusive, atualizou a lista durante o dia. Ainda houve uma série de pronunciamentos de outras marcas após o encerramento do noticiário do portal. Além das empresas, que se manifestaram contra os comentários dos jornalistas David Coimbra e Kelly Matos sobre o assalto a uma agência do Banco do Brasil em Criciúma (SC) , durante o programa 'Timeline', a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também emitiu nota de repúdio. 

Conforme a reportagem apurou, dentre as empresas que deixaram de investir nos veículos do Grupo RBS estão a Bazka Pizzaria, a Clínica Alfamen, o Hospital Ernesto Dornelles, a Sinoscar e a Uniritter. Em comunicado, a instituição de Saúde salientou que um crime sempre é um crime e esta é uma verdade que se precisa respeitar. "Em consideração aos agentes da segurança pública e às pessoas afetadas pela ação criminosa, informamos aos nossos clientes que não daremos continuidade ao patrocínio do referido programa", escreveu.  

A Sinoscar, por sua vez, emitiu uma nota repreendendo o ocorrido. "Não há contexto possível para os comentários desrespeitosos proferidos pelos profissionais, uma vez que se trata do maior assalto já realizado na cidade, que resultou em uma pessoa gravemente ferida e provocou pânico em toda a população", advertiu. 

Em nota de repúdio, a PRF salientou que respeita a liberdade de expressão, assim como considera essencial o trabalho da imprensa. "Entretanto, é lamentável que profissionais que atuem em meios de Comunicação de massa emitam posicionamentos que atentem contra a ordem, incitem a prática de crime e desprezem o valor da vida humana", apontaram. 

A equipe de Coletiva.net procurou a presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Liana Bazanela, para saber a opinião da entidade a despeito do afastamento de patrocínios ao programa. Para a publicitária e sócia-fundadora da Do It, o ambiente é naturalmente de preocupação, quando qualquer elemento que não seja questões técnicas, com a independência total dos veículos e a livre opção das marcas de planejarem seus esforços de comunicação interfere nas decisões. "Em um contexto inegavelmente mais tensionado, a entidade entende que deve fazer um papel de mediadora e aproximar os anunciantes dos veículos, desconstruir qualquer contexto mais polarizado e harmonizar a indústria", aborda, ao destacar que a ARP procura fazer esse papel sem pré-julgar, bem como sempre compreendendo as diferentes perspectivas.

Em nota exclusiva ao Coletiva.net, o Grupo RBS destacou que não houve intenção de minimizar a gravidade da ação criminosa ou de ofender as empresas, os cidadãos e os policiais que foram feridos. Para a empresa, o episódio serviu de aprendizado e oportunidade para ampliar o diálogo com lideranças e entidades do Estado. Além disso, em relação aos patrocínios perdidos, contou que vem respeitando e dialogando com as marcas,

Confira o comunicado na íntegra:

O Grupo RBS e os comunicadores David Coimbra e Kelly Mattos se desculparam publicamente sobre as declarações emitidas no programa Timeline a respeito do assalto em Criciúma (SC). Tanto os profissionais quanto a RBS, em editorial publicado em Zero Hora do último sábado (5) e em GZH destacaram que não houve intenção de minimizar a gravidade da ação criminosa ou de ofender as empresas, os cidadãos e os policiais que foram feridos.  

A RBS entende que episódios como o da última semana servem de aprendizado e oportunidade para ampliar o seu diálogo com lideranças e entidades do Estado, o que já está sendo feito em várias dimensões, especialmente com o objetivo de seguir produzindo jornalismo sério, independente e que converge com os interesses e as causas das comunidades em que atua.

Quanto aos clientes, a empresa prontamente atendeu a todas as demandas de seus parceiros, com o objetivo principal de preservar suas marcas, e vem dialogando constantemente com todos, seguindo seus princípios e valores.

Comentários