Cinco perguntas para Barbosa Júnior

Jornalista é apresentador do 'Quase Tudo Cast' e integrante do 'Virando o Jogo'

Babosa Júnior tem 25 anos de carreira - Crédito: Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Barbosa Júnior, sou de Porto Alegre, apaixonado pelo esporte e o entretenimento musical, um profissional de rádio, hoje, conhecendo e se aventurando pela televisão e plataformas digitais. Tenho 43 anos, nas ondas da comunicação desde 1998. Entre a produção artística, gestão de carreira e o Jornalismo Esportivo, são mais de 25 anos de carreira.

2 - Por que escolheu o Jornalismo?

Pois então, entre histórias, lendas e verdades, joguei futsal até os 17 anos mais ou menos, por uma lesão quando ainda era muito jovem, acabei perdendo o foco, disciplina e parte das regras básicas para se tornar um profissional. Estudava na Escola Padre Reus, Zona Sul de Porto Alegre, e participei de um projeto cultural, tratava-se de uma rádio comunitária, liderada pelo diretor do colégio e também radialista, Antônio Ilha, incentivador principal para a construção da carreira e a entrada na Comunicação. Os primeiros cursos, lembro como se fosse hoje, o projeto financiando e acreditando na profissionalização, empolgado, entrei de cabeça e hoje tenho muito orgulho, desde os 18 anos faço o que me realiza, o que me dá prazer: Comunicação e produção artística. 

3 - Você lançou o 'QuaseTudo Cast'. Como vem sendo a experiência no podcast?

O digital não foi programado, foi simplesmente a ideia que surgiu para ganhar tempo e qualidade de vida, insatisfeito com o horário noturno da emissora que trabalhava, entendendo que o público da madrugada é muito fiel, e que mostra dia a dia que eu estava certo. Pensei que era hora de virar meu chefe (nas horas vagas), porque eu permaneço no 'Virando o Jogo', na televisão, inclusive agora de casa nova, nos canais 48.1 da Ulbra TV e 521 da Claro TV, produzindo, debatendo e às vezes apresentando o programa liderado pelo Rogério Amaral, que dispensa maiores apresentações. Pensando em plataformas digitais, criação de conteúdo e fortalecimento das minhas paixões, futebol e entretenimento, criamos o 'Quase Tudo Cast', um programa de duas edições mensais, em formato podcast, que os amigos, familiares, ouvintes, telespectadores e o público do segmento em um modo geral acompanham no meu canal de YouTube, o Eu Sou Barbosa Júnior e também no Spotify. Estou muito feliz com os feedbacks que recebo sobre a primeira edição. Acabamos fazendo uma pausa estratégica em meio a Carnaval e Páscoa e nos próximos dias saírão as novas edições e estou muito confiante com o crescimento de engajamento e parcerias.

4 - Você também é muito ligado ao mundo musical. Como essa área da sua vida se conecta ao Jornalismo? 

Sim. Por muitos anos, em paralelo com o Jornalismo Esportivo, trabalhei em escritórios de produção de eventos, shows e gestão de carreira, representações de artistas nacionais e formação de artistas locais. Realizei o sonho de abrir o meu escritório, os meus eventos e unir muita gente boa da cultura. Hoje, no 'Quase Tudo Cast' estou misturando essas paixões, exatamente por acreditar que existe essa conexão entre a música e o esporte (futebol). Imagina seu ídolo musical falando do time do coração, falando como torcedor, bastidores e tudo mais... O rádio mudou, a televisão mudou e, hoje, a Comunicação, o Jornalismo podem andar lado a lado com o entretenimento. Eu acho que me falta apresentar um projeto desses na televisão, canal aberto, quem sabe um dia... seria mais uma realização.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

A base de tudo se chama paz, saúde, família e qualidade de vida, o restante deixo a vida me levar, mas tenho, sim, alguns planos e acredito que cinco anos é uma boa meta. Acho que faltam algumas coberturas nacionais e internacionais para a carreira. A reportagem sempre foi a minha paixão, acredito que logo podemos ter novidades, tomara, deve ser o caminho para concretizar alguns desejos e planos.

Comentários