Encontro on-line reúne jornalistas e estudantes pretos para debater diversidade na Comunicação
Iniciativa da Ufrgs em parceria com a Rede JP, evento acontecerá em 3 de dezembro, das 19h às 21h
Com o objetivo de refletir sobre a representatividade negra no Jornalismo gaúcho e brasileiro, fortalecendo redes de apoio e promovendo trocas de experiências, acontecerá em 3 de dezembro, das 19h às 21h, o primeiro Encontro Online dos Jornalistas e Estudantes de Jornalismo Pretos do Rio Grande do Sul. Com realização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a iniciativa é da Secretaria de Comunicação da instituição em parceria com a Rede de Jornalistas Pretos pela Diversidade na Comunicação (Rede JP).
A atividade integra o projeto de extensão 'Ufrgs Negra: Construções Antirracistas na Universidade' e terá a mediação do secretário-adjunto de Comunicação da instituição, Wagner Machado, e participação de Eliane Almeida, coordenadora de Educação da Rede JP. Trata-se de uma oportunidade para fortalecer redes de apoio, promover trocas de experiência e debater estratégias para ampliar a presença e a voz da população negra nos meios de Comunicação e, desse modo, contribuir para uma imprensa mais diversa e comprometida com a equidade racial.
Durante o evento, também será apresentado o 'Manual de Boas Práticas Antirracistas para a Comunicação Digital', lançado em 2025 pela Rede JP em parceria com o Instituto Peregum. A publicação traz orientações para o enfrentamento do racismo nas mídias, abordando temas como desinformação, discurso de ódio, algoritmos e desigualdades tecnológicas, além de apresentar um glossário e estratégias para uma Comunicação ética e inclusiva.
O Encontro Online dos Jornalistas e Estudantes de Jornalismo Pretos do Rio Grande do Sul conta ainda com o apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors), bem como do curso de Jornalismo da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), da Ufrgs. O evento é voltado, principalmente, para profissionais e alunos que se autodeclaram como pretos ou pardos. Contudo, pessoas não negras que tenham interesse pela pauta antirracista são bem-vindas.
As inscrições podem ser realizadas neste link. Profissionais e estudantes vinculados à Universidade devem fazer o login utilizando o cartão Ufrgs, enquanto o público geral poderá acessar a atividade mediante realização de cadastro. Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail [email protected].
Coletiva