Forte capacidade de recuperação: especialistas gaúchos acreditam na Publicidade gaúcha

Avaliação do mercado gaúcho encerra série especial de Coletiva.net sobre a indústria publicitária

Alexandre Skowronsky e Renata Schenkel, especialistas ouvidos pelo Coletiva.net - Reprodução/Linkedin

Ressignificação na relação entre consumidores e marcas, adaptação, preferência pelo formato de vídeo e a presença das marcas nos ambientes digitais e externos. Esses foram os pontos abordados nos conteúdos especiais publicados pelo Coletiva.net nesta última semana. A capacidade de recuperação do mercado no Rio Grande do Sul é o assunto que encerra a série.

As análises são realizadas a partir do estudo 'Inside Advertising da Kantar IBOPE Media'. Para tanto, a reportagem do portal conversou com Alexandre Skowronsky, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, seccional Rio Grande do Sul (Abap/RS), e Renata Schenkel, vice-presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP). Os especialistas buscam mostrar os aprendizados e as características que perpetuarão para além do período pandêmico no mercado publicitário. 

Recuperação do mercado gaúcho 

Os profissionais acreditam que a indústria publicitária gaúcha tem uma forte capacidade de recuperação. Para a vice-presidente da ARP, duas situações corroboram para tal. A primeira delas é que as empresas que desaceleraram a Comunicação em 2019 e no 1º quadrimestre de 2020, agora estão recuperando o fôlego como negócio, consequentemente voltando a se comunicar. A segunda é que as marcas que há mais tempo já haviam limitado a Comunicação a esforços pontuais e somente no ambiente digital perceberam sua perda de relevância na vida das pessoas. 

"Nesses casos, o esforço necessário para recuperar share of mind e market share será maior ou pelo menos equivalente à suposta economia feita ao longo de alguns anos". Entende-se share of mind como medida de retenção de determinada marca (de empresa, produto etc.) na memória dos consumidores ou do público em geral, e market share como quota do mercado, ou quantidade absoluta e relativa de mercado detida por uma organização.

Com o avanço da vacinação e alguns setores retornando aos trabalhos - tendo os devidos cuidados de segurança, o presidente da Abap-RS vê o período como de retomada. Ele cita, por exemplo, índices crescentes de consumo e a volta dos ciclos econômicos, que estimulam essa ideia de recuperação. "E, sobretudo, o reflexo na Publicidade, que é uma consequência desses mercados, dessa necessidade das marcas se manterem presentes, de continuarem se conectando de forma relevante com suas audiências, com informação, com entretenimento e com conteúdo educativos".

Nesse contexto, o levantamento Kantar Ibope mostra que Porto Alegre segue como destaque nacional, na quarta posição no ranking de investimentos por localização dos anunciantes. Para Alexandre, isso mostra a importância não só da capital, mas também do Rio Grande do Sul, por possuir marcas anunciantes e negócios relevantes, tanto no contexto regional, quanto nacional, e até internacional. "Nós temos no Estado polos importantes de referência em setores - como vinho, moveleiro, calçadista, no varejo, agronegócio - que colocam Porto Alegre e o Rio Grande do Sul nesse cenário de uma forma muito positiva."

Leia mais:

Série do portal analisa estudo sobre Publicidade com especialistas gaúchos

Adaptabilidade é um dos fatores de recuperação da indústria publicitária

Vídeo é o formato preferido também na Publicidade

On e off-line: a Publicidade onde o consumidor está

 

Comentários