Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação elege delegação gaúcha para o plenário

Atividade on-line contou com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul

Delegados eleitos foram Leonardo Preto Echevarria, diretor do CPERS/Sindicato, e Katia Marko, vice-presidenta do SindJoRS - Créditos: Divulgação

Foi realizado, no início desta semana, o Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), um encontro estadual que discutiu propostas e definiu a delegação do Rio Grande do Sul para a 26ª Plenária Nacional do FNDC. A atividade foi realizada on-line e contou com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors).

O evento teve como eixos centrais a apresentação e o debate das teses que orientarão a participação do Estado no encontro nacional, além da eleição dos delegados e delegadas que representarão o Rio Grande do Sul. São eles: Leonardo Preto Echevarria, diretor do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS/Sindicato); e Katia Marko, vice-presidenta do Sindjors. 

A delegada eleita Katia Marko destaca a importância da manutenção da entidade no momento atual e comenta sobre o seu legado nacional. "O FNDC já foi muito ativo e foi muito importante para o debate da Comunicação no nosso país. Então, eu acho que nós temos um papel histórico de mantê-lo." 

Já o delegado eleito Leonardo Preto expressa os desafios enfrentados no último período do Fórum, principalmente na realização do programa semanal 'Vozes pela Democracia'. "Não foi fácil fazer o programa. Pouca gente participando. E manter um programa, por mais que seja uma vez por semana, não é fácil. E essa foi uma tarefa nacional que foi delegada para nós, e que não foi simples.", afirma Preto. 

O encontro estadual faz parte do processo nacional de mobilização que antecede a plenária, que está marcada para 10 de setembro, em Fortaleza, no Ceará. O evento terá participação presencial e transmissão on-line. Em 8 e 9 de setembro, os dois dias anteriores à Plenária Nacional, ocorrerá o 5° Encontro Nacional pela Democratização da Comunicação (ENDC). A atividade tem enfoque na troca de experiências e articulação de ações entre movimentos sociais, entidades e pesquisadores e é aberta ao público. 

Neste ano, a temática do ENDC é voltada à construção de redes de articulação entre experiências locais e regionais. O encontro antecede a plenária nacional e tem como principal objetivo formular propostas que possam ser implementadas nas estratégias do FNDC e de suas entidades associadas, além de trocar práticas e discutir os desafios da área da Comunicação. 

Em suas edições passadas, o evento reuniu jornalistas, radialistas, comunicadores populares e  ativistas digitais. Além disso, teve acadêmicos e representantes de rádios comunitárias, movimentos culturais e coletivos independentes.

Sobre o FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação é uma articulação nacional formada por entidades sindicais, movimentos sociais, organizações não governamentais e coletivos de Comunicação. Criado em 1991, tem como principal objetivo defender a Comunicação como um direito humano, lutar por políticas públicas que ampliem a pluralidade e combater a concentração de meios no Brasil. 

O FNDC, ao longo de sua trajetória, esteve à frente de campanhas e iniciativas como a luta pela regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da Comunicação social, a realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em 2009, e a campanha 'Para Expressar a Liberdade', que propôs um novo marco regulatório para o setor.

Comentários