Google testa recurso de IA que pode afetar acessos em sites jornalísticos

Nova funcionalidade do 'Discover' promete fazer resumos automáticos de notícias, o que pode reduzir cliques em links de veículos

Novo recurso de resumos automáticos de notícias é testado no Discover do Google. - Crédito: Reprodução

O Google está testando um novo recurso baseado em Inteligência Artificial (IA) que pode impactar o tráfego de sites noticiosos. A funcionalidade, em fase experimental no 'Discover', promete exibir resumos automáticos de conteúdos jornalísticos com base nos interesses e hábitos dos usuários na internet.

De acordo com reportagem do Núcleo Jornalismo, portais norte-americanos especializados em Tecnologia, como PC Mag, 9to5Google e Android Police, noticiaram os testes realizados pelo Google. O uso de IA para sintetizar matérias pode gerar uma queda significativa na audiência dos sites de origem, já que o usuário tende a consumir o conteúdo resumido sem acessar o link original.

Impacto de tecnologias

O impacto de tecnologias semelhantes já foi observado anteriormente. Um estudo da empresa Ahrefs, divulgado em abril, examinou o desempenho do AI Overview, ferramenta lançada pelo Google em 2024. A análise indicou que, quando a resposta automatizada é exibida na busca, o número de cliques em links de referência cai 34,5%. Além disso, em maio, o Google anunciou que sua barra de buscas passaria a funcionar como um assistente virtual com respostas automáticas, o que pode ampliar ainda mais a queda de audiência em portais.

O Núcleo avalia que, se os resumos forem implementados, a mudança poderá afetar ainda mais os sites jornalísticos que dependem do mecanismo. "Caso confirmada a implementação mais ampla desses resumos no 'Discover', o Google poderá despencar ainda mais como fonte de referência para muitos veículos de notícia que dependem da ferramenta de recomendação da empresa - considerada um 'canhão' de audiência", finalizou a publicação.

Comentários