Ministério Público apresenta campanha de enfrentamento à violência contra mulher
Ação conta com personalidades femininas que emprestaram suas forças e vozes para ler relatos reais de vítimas

O Gabinete de Comunicação Social (Gabcom) do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), junto ao Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Caovcm), lançou nesta sexta-feira, 7, uma campanha de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. A ação, intitulada de 'Eu Falo por Elas - Unindo vozes contra a violência de gênero', conta com personalidades femininas que emprestaram suas forças e vozes para ler relatos reais de mulheres que foram vítimas de violência.
Participam da campanha as jornalistas, empresárias e influenciadoras digitais Brunna Colossi, Deise Nunes, Patrícia Parenza, Patrícia Pontalti, Tathiane Araújo, Valéria Barcellos e Xuxa Pires. O lançamento da ação aconteceu no Palácio do Ministério Público.
Na mesma ocasião ocorreu a inauguração do Banco Vermelho do MPRS, que foi pintado por mulheres profissionais de diversas áreas. "Trata-se de um objeto simbólico que tem o mesmo propósito da campanha: fazer refletir sobre essa violência tão banalizada", destaca Ivana Battaglin, promotora de Justiça e coordenadora do Caovcm.
De acordo com Ivana, quando uma mulher se encontra aprisionada numa relação abusiva, tem muita dificuldade de falar a respeito, de pedir ajuda, e mesmo quando fala, nem sempre é ouvida. "A campanha, que traz histórias reais de mulheres que foram vítimas das mais variadas formas de violência, busca dar visibilidade a esse fenômeno, assim como incentivar as mulheres a denunciarem e a sociedade a não se calar diante da barbárie. O MPRS é a voz das vítimas", afirma.