Musecom apresenta a mostra 'Presença Negra' na programação do Novembro Negro

Exposição é gratuita e será realizada no hall de entrada do Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa

Entre os materiais presentes da exposição estará a capa do jornal Negritude: Jornal das Frentes Negras - Crédito: Divulgação

O Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa (MuseCom), instituição da Secretaria de Cultura (Sedac), inaugurará nesta sexta-feira, 21, a mostra 'Presença Negra'. A iniciativa contará com um acervo de pessoas negras que marcaram a história da Comunicação no Rio Grande do Sul. A exposição é gratuita e estará em exibição no hall de entrada do MuseCom (Rua dos Andradas, 959 - bairro Centro Histórico, em Porto Alegre), como parte da programação do Novembro Negro da instituição.

A instalação apresentará ao público um conjunto de obras que buscará dialogar com as memórias, as presenças e as resistências da negritude no Estado. Por meio de uma representação de tipologias preservadas no MuseCom, a exibição evidenciará como os profissionais atuaram como comunicadores, criadores e transformadores de linguagens ao longo dos anos, mesmo diante das barreiras impostas pelo racismo estrutural presente na sociedade. Dentre os materiais que serão exibidos estão capas dos jornais Hora Grande e Negritude: Jornal das Frentes Negras, além de trechos de entrevistas com o cineasta Odilon Lopez. 

Muitos dos itens estarão expostos pela primeira vez. Para o diretor do museu, Wellington Silva, essa realização é mais uma ação que busca reafirmar o compromisso da instituição com a valorização do patrimônio cultural e das memórias e das vozes presentes na trajetória da Comunicação gaúcha. "Na mostra, apresentamos acervos oriundos da Publicidade, da Fotografia, da imprensa escrita, do Cinema e da Fonografia. São elementos que estão salvaguardados pela instituição e que felizmente agora encontram o olhar dos públicos", completa.

Comentários