Nonada lança série de reportagens sobre catástrofe climática no Estado
Projeto conta com cinco vídeos e áudios que serão publicados durante todo mês de agosto

A organização Nonada Jornalismo inicia o mês de agosto com o lançamento da série de reportagens 'Comunidades sub-representadas na catástrofe climática do Rio Grande do Sul'. O objetivo é trazer histórias de pessoas que foram afetadas pela maior enchente climática do Estado, em maio. O projeto conta com cinco vídeos e áudios que serão publicados durante todo este mês. O desenvolvimento do material contou com o apoio do Pulitzer Center.
Nesta quinta-feira, 1º, já está disponível o episódio 'Encontrei meus búzios no portão', no portal. A ideia do projeto é trazer as histórias das famílias que moravam em comunidades sem uma infraestrutura adequada, ou seja, as mais pobres e simples que foram as mais afetadas pela enchente. Conforme o ocorrido, os bairros da periferia foram os últimos nos quais contaram com a instalação de motores para drenar a água. Por esse motivo, diversas famílias ficaram sem suas moradias e até o momento não sabem se vão poder retornar aos seus territórios de origem.
O primeiro lançamento traz as histórias dos terreiros inundados. Na reportagem, aborda-se a devastação causada pelas enchentes, focando especialmente nos espaços religiosos de matriz africana em Porto Alegre e Canoas. Além disso, a matéria destaca a luta e a resiliência dos líderes religiosos e das comunidades afetadas. A pesquisa foi realizada pelo Núcleo de Estudos Geografia e Ambiente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e pelo Conselho do Povo de Terreiro que revela: muitos líderes religiosos planejam reconstruir suas casas de axé no mesmo local, apesar das dificuldades.
Cada episódio relatará como a situação de cada família foi afetada e como estão reconstruindo suas vidas. A série busca ecoar as vozes das vítimas e mostrar a resiliência e a luta dessas comunidades para superar a tragédia e retomar a normalidade. As matérias contam com versão em áudio e vídeos.