On e off-line: a Publicidade onde o consumidor está

No quarto conteúdo da série especial do Coletiva.net, especialista gaúcho analisa presença das marcas nos diferentes ambientes

Publicidade acompanha a jornada do consumidor - Divulgação/Pixabay

Desde a semana passada, o Coletiva.net publica um conteúdo especial sobre o comportamento da indústria publicitária durante a pandemia a partir do estudo 'Inside Advertising da Kantar IBOPE Media', o qual apontou as mudanças da área em 2020. Entre elas está a importância da presença das marcas no ambiente digital, mas também fora dele. No quarto conteúdo da série, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade, seccional Rio Grande do Sul (Abap/RS), Alexandre Skowronsky analisa este item.

A pesquisa aponta que uma alteração sentida foi o aumento do uso de tecnologias, ou seja, o crescimento e a consolidação de comportamento digitais refletiram na compra de mídia pelos negócios. No entanto, as empresas ampliaram as presenças em outros meios de Comunicação, aparecendo também em múltiplos pontos de contato com seus consumidores. 

Isso se dá, conforme Alexandre, pela companhia estar acompanhando a jornada dos consumidores. "É muito importante que as marcas estejam onde o consumidor está". Afinal, ele analisa que o cliente está mais digital, mas ele também continua no dia a dia com a mobilidade na rua, o uso de ambientes físicos e a presença em lojas. 

O profissional pensa que, desta maneira, as empresas precisam combinar formas de considerar os diferentes meios para encontrar o usuário onde ele estiver. "Então, aquelas marcas nativas digitais, mais orientadas para este meio, estão também buscando essa solução de encontrar o cliente no ambiente não virtual", apontou. 

Alexandre acredita nesse comportamento multiplataforma omnicanal - que significa ter uma comunicação que atua de modo linear em todos os canais, sejam eles online (web, app, redes sociais) ou off-line (TV, lojas físicas, rádio). Ele vê isso como uma tendência em todos os mercados, inclusive no Rio Grande do Sul, porque o Estado possui um espaço representativo no cenário nacional. 

"Eu tenho observado que as marcas estão cada vez mais entendendo a importância de ter um projeto de Comunicação multiplataforma para criar uma experiência relevante e encontrar o cliente onde ele estiver", abordou, ao completar que as empresas precisam sobretudo, fazer a diferença na vida dos clientes e estar presente nessa jornada na vida dos consumidores.

Leia mais:

Série do portal analisa estudo sobre Publicidade com especialistas gaúchos

Adaptabilidade é um dos fatores de recuperação da indústria publicitária

Vídeo é o formato preferido também na Publicidade

Comentários