Há quase um ano, em 13 de abril de 2023, foi publicado o vídeo mais assistido do 'Fala, Mercado', que tratava sobre Jornalismo esportivo identificado. Por isso, Márcia Christofoli apresenta uma segunda parte do programa com o mesmo tema do anterior, com o intuito de debater as mudanças, problemas e soluções na área após esse período. Ao lado da comunicadora estão Carlos Guimarães, que trabalha na editoria de Esportes da rádio Guaíba, e Fernando Puhlmann, sócio-diretor da Cuentos y Circo e especialista em YouTube.
Fernando iniciou dizendo que desde a conversa realizada em abril de 2023, muitas coisas mudaram para ele, afinal, em julho criou o 'Canal Hinchas', ao lado do jornalista Thiago Suman, para falar da dupla Gre-Nal. ?A visão que eu tenho hoje sobre o mercado é até mais assustadora. Acho que a gente vive uma crise ética gigante dentro do Jornalismo esportivo?, relatou.
O comunicador argumenta que um grande fator para a crise seja a questão financeira, visto que muitos profissionais recém-formados acreditam que revelando o time ?ficarão ricos em meses?, porém a realidade é outra. ?Isso acaba criando um desespero por audiência. Por isso é necessário discutir a ética dentro do Jornalismo identificado.?
Além disso, Fernando afirma ainda que é necessário discutir o problema pelo lado da audiência, visto que, de acordo com ele, no momento atual, ela não se preocupa se o conteúdo assistido conta a verdade ou a mentira. Entretanto, para o comunicador, o principal problema é a indiferença dos patrocinadores. ?A marca, hoje, te encontra em um evento e fala 'que caos que está o Jornalismo esportivo', porém, ao mesmo tempo prefere investir em alguém com mais audiência do que outro mais ético?, criticou.
Carlos disse que durante esse último ano mudou bastante de opinião, afinal esse é um tema no qual pensa constantemente. Ele concordou com as declarações de seu colega e disse que atualmente o problema não tem a ver com um profissional declarar o time que torce ou não. Ainda revelou acreditar que existem duas crises no Jornalismo identificado: uma de ética e outra referente ao modelo de negócios.
Para o jornalista, muitos escolhem fazer de tudo para poder enriquecer, ultrapassando certos limites. ?Existem pessoas que não pensam aquilo que dizem, mas criam um personagem para dissimular uma verdade só porque essa persona vai ser monetizada, e não a verdade delas. Isso é mentir para o público?, acrescentou.
Confira o episódio:
Carlos Guimarães
Comentarista esportivo na Rádio Guaíba e professor de jornalismo na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Mestre em Comunicação e informação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UFRGS), com especialização em Jornalismo esportivo também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua há 25 anos no Jornalismo esportivo, com passagens por Gaúcha e Bandeirantes. É também pesquisador nas áreas de mídia, cultura, futebol e rádio. Possui três livros publicados e atualmente se dedica à biografia do jornalista Ruy Carlos Ostermann.
Fernando Puhlmann
Sócio-cofundador da Cuentos y Circo, Puhlmann é especialista em YouTube, com um olhar focado em possibilidades de faturamento na plataforma e experiência em relacionamento com grandes marcas do mercado de entretenimento. Hoje, além de Diretor de Novos Negócios da Cuentos y Circo, é também responsável pela estratégia de novos negócios do canal no YouTube do psiquiatra Augusto Cury e da empreendedora Natália Beauty. Já realizou diversas palestras sobre a nova comunicação juntamente com diretores do YouTube Brasil como a abertura do 28º SET Universitário da Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o YouPIX/SP e o Workshop YouTube Gaming Porto Alegre. Desde 2013, Puhlmann ministra cursos, seminários e oficinas sobre YouTube.
É também criador dos canais de YouTube Sexta Feira 13, Grenalizando TV e do Hinchas!, um produto multiplataforma (YouTube e TV) que em 5 meses já atingiu mais de 1 milhão de pessoas, além de ter sido responsável pela estratégia de crescimento da Grêmio TV e consultor informal de nomes como Fabiano Baldasso e JB Filho no YouTube.
Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo) e pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital).