Presidente da Fenapro palestra em Porto Alegre sobre os efeitos da reforma tributária nas agências
Realizado pelo Sinapro-RS, evento acontecerá na próxima terça-feira, 25, no Coco Bambu do Shopping Iguatemi
Na próxima terça-feira, 25, Porto Alegre receberá Daniel Queiroz, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), para uma palestra que tratará sobre os efeitos da reforma tributária nas agências de Propaganda. Promovido pelo Sistema Nacional das Agências de Propaganda do Rio Grande do Sul (Sinapro-RS), o encontro acontecerá a partir das 9h, no Coco Bambu do Shopping Iguatemi (Avenida João Wallig, 1800 - bairro Passo d'Areia).
Com a implementação da reforma tributária em 2026, o aumento da carga de impostos refletirá diretamente na rentabilidade das agências de Publicidade, com mudanças que impactarão tanto na contratação de fornecedores, quanto na venda de serviços. É sobre isso que Daniel falará durante a apresentação 'Reforma tributária nas agências de propaganda: entender para liderar abordagens e mudanças inevitáveis', que é voltada para sócios e diretores de empresas do setor.
Daniel se aprofundou no tema a partir de articulações da Fenapro em Brasília. Além de tratar das mudanças na legislação e seus reflexos e impactos, a intenção do dirigente é sensibilizar os empresários gaúchos sobre a importância de compreenderem o assunto. Ele lembra que a reforma tributária vai ser impactante para todos os setores da Economia, em especial para o setor de Serviços, que é onde as agências estão, e o aumento da carga de tributo poderá levar a uma perda grande da margem de rentabilidade.
O evento é gratuito e exclusivo para sócios e diretores de agências de Propaganda gaúchas, associadas ao Sinapro-RS ou não. A iniciativa busca reforçar o compromisso da entidade com o fomento da qualificação e da atualização das empresas do setor e com o desenvolvimento do mercado criativo gaúcho. As inscrições para participar do painel podem ser feitas pelo link.
Novo contexto
Segundo o presidente da Fenapro, a ideia é instruir as lideranças sobre como elas devem praticar esse período de transição, que exigirá abordagens externas, voltadas ao mercado, e internas, voltadas à gestão. "Vai passar a exigir das lideranças uma compreensão mais apurada sobre como essa mudança nos tributos pode impactar tanto na contratação dos fornecedores como na venda dos serviços para os clientes", afirma. Para Daniel, só vai "vencer esse grande desafio" aqueles que dominarem o assunto.
Ele ainda reforça que os gestores não podem achar que esse saber deva ser delegado ou terceirizado, transferido ao financeiro, ao contador ou a uma consultoria tributária. "Todos esses técnicos vão ser muito importantes no contexto, mas se as principais lideranças, em especial as que tratam comercialmente dos contratos junto aos clientes, não estiverem dominando o tema, não vão conseguir defender os ajustes que vão precisar ser feitos", finaliza.
Sobre o palestrante
Daniel Queiroz é administrador de empresas por formação. Com mais de 30 anos de experiência empresarial em várias iniciativas empreendedoras, foi eleito Publicitário do Ano em 2018 pelo Colunistas N/NE e é Chief Technology Officer (CTO) e sócio da Ampla Comunicação. Além de ocupar a presidência da Fenapro por duas gestões consecutivas, é conselheiro do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp). Já foi mentor da Endeavor, membro do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, presidente do Sinapro e do Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário (Abap), ambos de Pernambuco.
Coletiva