RBS lança livro 'GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo'
Obra, que trata sobre o Grupo de Investigação do conglomerado midiático, conta com 13 textos que mostram como surgiu a ideia de montar a equipe
O Grupo RBS lançará, nesta segunda-feira, 15, o livro 'GDI: Bastidores e Prática do Jornalismo Investigativo', em evento que será realizado no foyer do Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro), em Porto Alegre, às 18h30. A obra trata sobre o Grupo de Investigação (GDI) do conglomerado midiático e conta com 13 textos que mostram como surgiu a ideia de montar a equipe. Além disso, retrata a organização e os processos destinados a aprofundar temas relevantes, como corrupção e crime.
O livro ainda aborda técnicas de apuração e bastidores de casos de investigação e denúncias que tiveram consequências práticas para o povo gaúcho. Além disso, a publicação narra a trajetória do GDI, além de ter como intuito reafirmar o poder do Jornalismo profissional.
Conforme Nelson Sirotsky, publisher e membro do Conselho da RBS, o grupo enxerga o Jornalismo Investigativo como um dos fundamentos de qualidade do seu trabalho. "Por meio de investigações criteriosas e independentes, trazemos com responsabilidade problemas a serem corrigidos e, assim, com transparência absoluta, prestamos um serviço relevante ao nosso público e à sociedade gaúcha", destaca.
De acordo com a curadora da obra e diretora-executiva de Jornalismo e Esporte da RBS, Marta Gleich, poucas redações investem em investigação. Ela considera que, neste segmento, muitas vezes, mesmo após meses de tentativas, não se resulta em nada. "A relevância e credibilidade que a investigação confere a marcas jornalísticas é imensurável, pelo poder de transformar na sociedade aquilo que está errado e de contribuir efetivamente para as comunidades resolverem seus problemas", afirma.
Além de Nelson Sirotsky e Marta Gleich, assinam a obra os repórteres investigativos: Adriana Irion, Carlos Rollsing, Giovani Grizotti, Humberto Trezzi, Rodrigo Lopes e Diego Araújo, coordenador da equipe e editor-chefe do Diário Gaúcho. Também participam do livro os jornalistas que já estiveram à frente do grupo, como Carlos Etchichury, Dione Kuhn, Jaime Silva e Rodrigo Müzzel. Além deles, a consultora jurídica Débora Dalcin e o presidente-executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e membro do Conselho Editorial da RBS, Marcelo Rech.
Coletiva